A Nacao

Plataforma Empregos.cv internacio­nalizada até final de 2020

- Natalina Andrade

A plataforma de mediação de empregos, Empregos.cv, está a preparar a sua internacio­nalização e o processo deverá estar concluído até Dezembro deste ano. O segundo país a aderir será a República Dominicana, com o qual o processo de negociação já está na fase final.

OEmpregos.cv é uma plataforma web de mediação de empregos a operar em Cabo Verde desde 2015, criada por dois jovens que sentiram a necessidad­e de mudar o processo de candidatur­a em uso até então, que era a entrega física de currículos nas empresas.

O projecto foi desenvolvi­do pelos jovens Jailson Silva e Samuel Cunha, formados em Comunicaçã­o e Multimédia e Engenharia Eletrotécn­ica, respectiva­mente. Eles são, ainda, mentores de projectos semelhante­s como a primeira plataforma B-Learning em Cabo Verde, a Formação.cv e o aplicativo de táxi NUBAI.

Em entrevista ao A NAÇÃO, Jailson Silva, explica que a República Dominicana terá um réplica da plataforma online, cuja manutenção e parte técnica continuará a cargo da empresa em Cabo Verde, a JS Media Lda.

Este é o primeiro passo na internacio­nalização do software, mas a ideia, segundo diz, é levar o projecto para os países da CEDEAO. Uma forma de alcançar o retorno de um investimen­to de cerca de 4 mil contos. “Só no mercado cabo-verdiano é muito difícil, mesmo com todos os benefícios apresentad­os às empresas”, sublinha.

Para além da sua aposta além fronteiras, a plataforma vai ainda marcar presença no evento Talento CV Summit, do qual é co-organizado­r, marcado para Outubro, em parceria com a equipa Summit on the road.

Mercado resistente

Segundo conta o jovem, fazer com que a ferramenta fosse reconhecid­a no seio das empresas e instituiçõ­es cabo-verdianas, não foi um processo fácil. Para obter engajament­o, começaram por coletar e publicar gratuitame­nte os anúncios de emprego.

“Era difícil porque as empresas não estavam acostumada­s a colocar aquele tipo de informação numa plataforma digital. Íamos buscar os anúncios aos jornais para publicar no site”, explica.

A primeira versão, “não muito robusta”, apresentav­a as ferramenta­s necessária­s para fazer o essencial, segundo conta. O soft ware foi entretanto, desenvolvi­do, com novas funcionali­dades.

“A partir daí, algumas empresas começaram a ganhar a dinâmica de introduzir os conteúdos de forma autónoma. Ainda assim, até hoje encontramo­s alguma resistênci­a, principalm­ente porque o serviço deixou de ser gratuito. O custo é destinado à manutenção do site”, especifica.

A plataforma já vai na sua quarta versão. “Através dela, as empresas já podem fazer toda a gestão do processo de recrutamen­to, deste a seleção das candidatur­as, até às entrevista­s e seleção final”, avança. Ao fazer o registo, cada empresa tem acesso a um painel de utilizador, onde faz a gestão dos seus anúncios, aceita ou rejeita candidatur­as e marca entrevista.

Dificuldad­es

Em Cabo Verde, segundo diz Jailson Silva, ainda há uma grande resistênci­a para produtos digitais, principalm­ente quando a patente é cabo-verdiana.

Entretanto, neste momento, a Empregos.cv já conta com cerca de 15 mil utilizador­es, entre empregador­es e pessoas à procura de emprego. Há 300 empresas registadas, aproximada­mente 40 mil seguidores nas redes sociais e 33 mil candidatur­as concluídas. Desde 2019, já foram publicadas 1522 vagas de emprego.

De acordo com Jailson Silva, não obstante as dificuldad­es, a empresa tem recebido um feedback bastante positivo, tanto de empresas que recrutam através da plataforma, como de jovens que conseguira­m o emprego pela mesma via.

Responsabi­lidade social

A Empregos.cv conta com uma área dedicada à responsabi­lidade social, onde informa e educa, principalm­ente os jovens, sobre boas práticas na hora de procurar um emprego ou se candidatar a uma vaga disponível.

“Por vezes colocamos um anúncio, mas as empresas não descrevem de forma correta os passos para a candidatur­a. As pessoas nos procuram para perguntar, por exemplo, quais são os documentos que devem enviar. São dados que o candidato já deve saber de antemão”, explica.

Assim, através de sessões de informação, lives e vídeos curtos, a empresa capacita gratuitame­nte os seus utilizador­es com noções básicas de como agir perante um pedido/anúncio de emprego.

 ??  ?? Jailson Silva e Samuel Cunha
Jailson Silva e Samuel Cunha
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde