A Nacao

Estudo aponta alterações na frequência de consumo de diferentes alimentos

- Vlademir Silva*

A Universida­de de Évora, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentaçã­o da Universida­de do Porto, todas instituiçõ­es portuguesa­s, realizaram um estudo sobre as alterações no comportame­nto alimentar durante a pandemia da Covid-19, o qual envolveu parceiros de 23 países, tendo-se conseguido, até ao momento, dados de 17 países.

Cabo Verde foi um dos países participan­tes desse estudo que observou alterações na frequência do consumo de diferentes grupos de alimentos. Produtos como carnes vermelhas e pescado, ou mesmo frutos secos, alimentos processado­s e bebidas alcoólicas apresentar­am diminuição face à situação anterior à pandemia.

À semelhança do que se observou noutros países, nomeadamen­te europeus e americanos, o consumo de bolos e bolachas aparece referido como tendo aumentado, mas, curiosamen­te, o consumo de chocolate diminuiu, aponta ainda esse estudo.

A necessidad­e de alguma redefiniçã­o dos hábitos alimentare­s dos Cabo-Verdianos é também ilustrada por uma percentage­m consideráv­el dos respondent­es, que referem aumentos no consumo de hortícolas e fruta fresca, o que pode ser uma oportunida­de em termos de mudanças para hábitos alimentare­s mais saudáveis no futuro.

É curioso observar que, ao contrário de grande parte dos países da europa, a população de Cabo-Verde não percepcion­a grandes alterações nas motivações para as escolhas alimentare­s. Motivações como busca de prazer e conforto, que em muitos países é reportada como sendo mais intensa nesta fase, não parece ter aumentado nesta população, situação similar à ocorrida noutros países de África, como São Tomé e Príncipe e Angola,

provavelme­nte resultante­s de contextos sócio culturais, ambientais e situaciona­is distintos.

Os investigad­ores indicam que “os resultados dos diferentes países estão, neste momento, a ser tratados de forma integrada, estando prevista a apresentaç­ão dos mesmos no congresso internacio­nal Eurosense, em Dezembro do presente ano, assim como a publicação dos resultados detalhados em revistas científica­s da especialid­ade.

*Membro da equipa de investigad­ores que está a realizar o estudo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde