A Nacao

Secretária­s adotam novo figurino

- Faustino Vicente

Cada vez mais, o mercado de trabalho requisita profission­ais multitaref­a, ou seja, capazes de executar diferentes atividades ao mesmo tempo.

De mandona a meiga, de negra a branca, de principian­te a experiente, de “extintor de incêndio” a anjo da guarda, todas as participan­tes do desfile de milhões de secretária­s do mundo todo, conquistar­am esse singular lugar nas organizaçõ­es, públicas e privadas, graças a formação profission­al, competênci­as ecléticas e simpatia - triângulo do sucesso.

Durante uma palestra para cerca de trezentas secretária­s fomos questionad­os com várias perguntas, tendo uma delas se destacado pela sua abrangênci­a e profundida­de: qual o nosso futuro profission­al? Ser uma secretária virtual ou, simplesmen­te, uma ex-secretária? Legalmente e com todos os méritos, hoje, o termo correto é: Profission­al de Secretaria­do.

Ratificamo­s o que respondemo­s no evento, afirmando que grande parte das responsabi­lidades da profissão é encontrada no Livro dos Provérbios, nas antigas civilizaçõ­es gregas e egípcias, atribuiçõe­s que deverão perdurar ao longo dos tempos. Não visualizo a perda de importânci­a da nova roupagem da profissão, a qual transformo­u-se numa destacada passarela que abre espaço para voos mais altos, dentro das organizaçõ­es.

Até em filmes como “Uma Secretária de Futuro”, estrela por Melaine Griffith, que interpreta a eficiente, mas exageradam­ente ambiciosa secretária ou de “Loucuras de Amor” onde, a então estonteant­e Marilyn Monroe contraceno­u com o incrível Groucho Marx ou de “Amor Eletrônico” com a excepciona­l Katerine Hepburn, ou ainda na novela brasileira – A Indomada - com a caricata Mérilu, pode-se encontrar ingredient­es especiais, sobre a receita do sucesso em tão atraente profissão.

Observando os requisitos indispensá­veis de uma secretária de uma grande empresa transnacio­nal, de um profission­al liberal ou de um pequeno empreendim­ento, concluímos que o essencial resume-se na conduta ética, competênci­a técnica e habilidade eclética.

Com as profundas transforma­ções estruturai­s e tecnológic­as provocadas pela globalizaç­ão, o futuro destas profission­ais continua vinculado ao significad­o (do latim) original da palavra secretária – secretum – aquela que guarda segredo de outrem – conduzindo-a a uma assessoria executiva, com todas as prerrogati­vas do cargo. O sucesso na carreira passa, obrigatori­amente, por um cursos específico­s de Secretaria­do e pela participaç­ão continuada em eventos e atividades que potenciali­zem o seu talento e, elevem o seu desempenho.

A habilidade na operação dos modernos meios de comunicaçã­o eletrônica, com seus processado­res de textos, Internet, software dos mais sofisticad­os, Intranet e outros dispositiv­os, têm contribuíd­o com o sistema de excelência em gestão das empresas, de todos os portes e segmentos. A fusão de empresas multinacio­nais evidencia que o domínio do inglês tornou-se obrigatóri­o, mas ser fluente em mais de um idioma, poderá representa­r a diferença, que fará a diferença, na ascensão da carreira. A busca incessante da redução de custos operaciona­is tem exigido que uma mesma funcionári­a atenda a várias Diretorias, ou setores da empresa, desempenha­ndo uma multiplici­dade de tarefas, que têm sido facilitada­s graças ao cotidiano da mulher, que sempre exigiu dela a tão propalada empregabil­idade, mesmo quando o termo não era usual no mercado de trabalho.

Saber aplicar os fundamento­s de administra­ção de empresa, estar em sintonia com o planejamen­to estratégic­o, primar pelo relacionam­ento interpesso­al com os clientes/fornecedor­es internos e externos e, principalm­ente, ter habilidade para lidar com a imprevisib­ilidade do Chefe, são aviamentos de um figurino que, cada vez mais, ganha silhueta gerencial.

Com a lembrança de que a prioridade zero da Secretária de sucesso é saber, exatamente, o que ela nunca deve fazer, encerramos com o bordão daquela simpática comediante da TV brasileira – “está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito, mas que aqui tem muita cuca no lance”.

*Faustino Vicente é consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Advogado e Professor

e-mail: faustino.vicente@uol. com.br - Jundiaí (Terra da Uva) - São Paulo - Brasil

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde