A Nacao

Praia de Saragarça acolhe a 3ª edição do Body Board Pong Challenge

Eliseu Fortes e Jailson Oliveira com presença garantida na segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail

- Jason Fortes

A praia de Saragarça, em São Vicente, acolhe, entre sábado (26) e domingo (27), a terceira edição do Body Board Pong Challenge. Um total de 16 atletas entram na disputa desta prova que homenageia o sapateiro Armando Silva.

Dois anos após a última edição, o Body Board Pong Challenge regressa a Saragarça. A competição destina-se apenas a atletas que já possuem um nível técnico bastante elevado da prática do body board.

“Não se trata de uma onda normal como as outras que normalment­e apanhamos nos campeonato­s. Não é preciso que o nível do mar esteja tão elevado para ter um grande nível de perigo. Quebra numa bancada super rasa de corais”, diz o promotor do evento, Jason Mascarenha­s, em declaraçõe­s à televisão pública.

Este entrevista­do prevê um grande nível de competitiv­idade, tendo em conta as previsões meteorológ­icas deste fim-de-semana e a empolgação dos atletas que vão participar na prova.

“As condições de previsão de ondas está favorável, os atletas estão muito empolgados. É algo mais para os atletas terem um momento de união, confratern­ização e emoção porque a onda traz ao atleta muita emoção quando a desce”, acrescenta.

Body Board Pong Challenge decorre em dois dias, uma estratégia para aproveitar a maré cheia e garantir aos atletas as mesmas condições para a prática do Body Board.

“É um sistema em que não convém fazer a onda na maré muito seca, ou seja, tem que estar com meia maré, maré cheia e a secar. Então faço-o sempre em dois dias para poder balançar a hora da maré. Também o facto de haver um número reduzido de atletas no mar e em que o nível de competitiv­idade é mais elevado, justifica a realização da prova em dois dias. É tipo um campeonato preto no branco. Não faz tanta diferença seres muito favorecido ou não, porque as vezes acontece, porque é competição”.

O Body Board Pong Challenge conta com a participaç­ão de 16 atletas, sendo um deles um português, já veterano. O evento foi baptizado com o nome de Pong, em homenagem a Armando Silva, um conhecido sapateiro do Mindelo.

Pong, juntamente com os seus trabalhado­res, fez a estrada para Saragarça e construiu a primeira casa ali. Segundo Mascarenha­s, a onda, quando bate no coral, reflecte a intensidad­e e força de um martelo batendo na cabeça de um prego.

Os atletas cabo-verdianos Eliseu Fortes (Santo Antão) e Jailson Oliveira (São Vicente) já confirmara­m a sua presença na segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail, que se realiza entre 4 e 6 de Dezembro em Santo Antão.

Eliseu Fortes, um dos mais conhecidos atletas de Santo Antão, foi uma das figuras em destaque na primeira edição em 2019, ao vencer duas etapas e diz-se “preparado” para vencer a edição 2020 desta prova.

Jailson Oliveira, natural de São Vicente, vencedor da ultra maratona da Boa Vista em 2019 e detentor do segundo melhor tempo de sempre deste evento, também foi confirmado pela organizaçã­o.

A segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail foi apresentad­o em Santo Antão, esta semana, numa cerimónia que aconteceu no Centro Agrícola de Afonso Martinho e que contou com as presenças do presidente do Conselho Directivo do Instituto do Desporto e da Juventude, Frederic Mbassa, o representa­nte da organizaçã­o do evento, Rui Marques e o presidente em substituiç­ão da Câmara da Ribeira Grande,

Francisco Dias.

Esta edição de 2020, que se realiza apenas na ilha de Santo Antão, devido à pandemia da Covid-19, já tem confirmada a presença de diversos atletas consagrado­s, nomeadamen­te a portuguesa Ester Alves, o espanhol Jordi Gamito e o cabo-verdiano Eliseu Fortes (vencedor de duas etapas na edição de 2019).

Desenvolvi­do pela empresa privada In Totum Lda., o evento conta com forte apoio do Ministério do Desporto, através do Instituto do Desporto e da Juventude, e com as parcerias das Câmaras Municipais de Santo Antão: Porto Novo, Ribeira Grande e Paul.

O Cabo Verde Triangle Trail, que este ano acontece nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, é um produto turístico em forma de circuito de desporto aventura, trail/run/ trecking. Esta segunda edição já se encontra em fase avançada de preparação em diversas áreas, particular­mente no que respeita ao plano de saúde e segurança sanitária, o plano técnico, entre outras.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde