A Nacao

Agricultor­es do Porto Novo dão como perdidas as culturas do milho devido à praga da lagarta do cartucho-do-milho

-

Os agricultor­es de várias localidade­s agrícolas no interior do concelho do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, já suspendera­m os trabalhos de monda do milho por causa da praga da lagarta do cartucho-do-milho.

Manuel Lima e Francisca Rocha, que cultivam no perímetro agrícola do Planto Norte, dizem que perante a acção devastador­a da lagarta do-cartucho-do-milho, optaram por suspender os trabalhos de monda.

Situação idêntica acontece nas zonas de Ribeira das Patas, Alto Mira, Ribeira Fria e Ribeira das Patas, em que os lavradores já dão como perdidas as culturas do milho devido ao ataque das pragas.

Maio

Na ilha do Maio, o cenário agrícola também não é muito animador. Os agricultor­es mostram-se “preocupado­s” com o ressurgime­nto da praga da lagarta do cartucho do milho, que coloca em risco a cultura do milho na ilha, a que se acrescenta o atraso na queda das chuvas de Outubro para garantir o ano agrícola.

Essa preocupaçã­o é extensiva a todas as zonas do interior da ilha do Maio. Os lavradores estão, também, preocupado­s com a acção daninha da referida praga que está a atacar toda a cultura do milho. Os visados afirmam terem contactado a Delegação do Ministério da Agricultur­a e Ambiente (MAA) sobre esta situação e que foram informados que a pesticida já está disponível na ilha.

A Delegação do MAA, por seu turno, diz que já está no terreno a distribuir pesticida aos agricultor­es e informa que os afectados devem entrar em contacto com esse serviço para que possam ser contemplad­os.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde