A Nacao

Duas mulheres entre os oito candidatos à Praia

-

As atenções destas autárquica­s 2020 estão voltadas para a maior câmara do país, a da cidade da Praia, a única a contar com oito candidatur­as à liderança da autarquia, sendo duas encabeçada­s por mulheres.

A lista do MpD, partido no poder actualment­e, aposta na dupla Óscar Santos (economista) para a presidênci­a da CMP e na advogada Ana Barber para a liderança da Assembleia Municipal (AM). Ana Barber que até há bem pouco tempo era PCA da Cabo Verde Trade Inves,t e que agora substitui o arquitecto Alberto Melo, na corrida à AM da Praia.

O PAICV aposta em Francisco Carvalho, sociólogo e doutorando em Sociologia e Economia Históricas, para tentar resgatar a liderança da câmara da Praia, há 12 anos nas mãos do MpD, e na professora e ex-inspectora e delegada da Educação, na Praia, Clara Marques, para conquistar a AM.

Quanto à UCID, que concorre pela terceira vez a esta autarquia, aposta recai no gestor Francisco Silva, que volta a tentar a eleição a presidente da CMP, apoiado pelo despachant­e oficial, Juceliano Vieira, que lidera a lista da UCID à AM da Praia.

Também o Partido Popular, que se candidata pela segunda vez à CMP, volta apostar no líder do partido, Amândio Barbosa Vicente, para a presidênci­a da autarquia e em Juvenal Lopes Furtado para conquistar a liderança da AM da capital.

A corrida à CMP conta ainda com uma quinta candidatur­a, da Liga da Sociedade Civil, encabeçada pela professora Ana Reis e pelo jovem empresário Amarílio Barros.

Entre os independen­tes surgiram ainda mais três candidatur­as. A L.U.T.A, com Carlos Manuel Lopes na liderança à Câmara e Jónica Brito para a AM. O grupo Djastabom propõe Denise Tavares e Miguel de Barros, à CMP e AM, respectiva­mente. Já o Movimento para a Justiça e Trabalho (MJT) tem Jeremias Garcia na corrida à CMP e Danilson Monteiro para a AM. Na história da democracia cabo-verdiana é a primeira vez que concorrem oito candidatua­s numa eleição.

O concelho da Praia é o maior círculo eleitoral do país, com cerca de 80.990 eleitores inscritos, sendo 755 estrangeir­os, segundo dados disponibil­izados no site da CNE, até Agosto de 2019. Em disputa estão nove vagas para vereadores e 21 para deputados municipais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde