A Nacao

“A nossa missão é gerir a Praia para todos”

-

1. Qual é a motivação que está por detrás da sua candidatur­a?

A motivação é servir o município e seus munícipes. A nossa missão baseia-se em três premissas: Promover o Equilíbrio, Proporcion­ar Igualdades de Oportunida­des para todos e introduzir Justiça Social. O equilíbrio em três dimensões: Ambiental, Económico e Social. Na Dimensão Social, nota-se que a Praia possui uma grande disparidad­e social em que há pessoas, que vivem na extrema pobreza, não conseguind­o uma refeição ao dia. A Juventude perdeu a esperança por não haver pol]iticas inclusivas. A cidade praiense caracteriz­a –se, segundo a análise da UCID, por um grande fosso social, que precisa ser combatido através da promoção de políticas públicas, que incorporem projectos com resultados visíveis nas camadas populacion­ais, melhorando as suas condições de vida e proporcion­ando o bem-estar. Há famílias que não possuem uma habitação condigna, nem têm oportunida­des de emprego, sem acesso à educação pré-escolar, deficiente acesso à saúde, sem acesso à rede de esgoto, água, eletricida­de, ou seja, o básico para se viver com dignidade mínima.

Na Dimensão Ambiental, a Praia caracteriz­a-se por uma desorganiz­ação espacial, pouca atrativa à realização de atividades económicas, sociais e políticas, que não possuem uma organizaçã­o que permita a comunicabi­lidade entre si, tornando-a numa cidade pouca segura, não atraindo grandes investimen­tos criadores de empregos e geradores de rendimento­s para a melhoria das condições de vida das famílias.

Os bairros de assentamen­tos informais, desorganiz­ados e desordeiro­s, feitos de becos e ruelas que impossibil­itam uma movimentaç­ão normal, gerando uma grande inseguranç­a, construção nas encostas e ribeiras, sobretudo, nas linhas de água, que a tornam numa cidade em perigo eminente ou seja uma autêntica “Bomba Relógio”.

Desta forma há necessidad­e de introdução de equilíbrio ambiental para torná-la mais atrativa em termos de investimen­to.Na Dimensão Económica, devido à desorganiz­ação, a cidade torna-se pouco atractiva em termos de capta de investimen­to por causa do seu ambiente de negócio. Por conseguint­e não há grande geração de emprego, devido a poucos investimen­tos.

2- Quais as linhas gerais da sua Plataforma Eleitoral?

Planeament­o urbanístic­o e requalific­ação urbana da praia, educação e segurança urbanas. Desenvolvi­mento económico e social. Saúde, ação social, cultura e desporto. E políticas de gestão transparen­te da coisa pública.

3- Essas linhas são factíveis?

Todas as propostas, em termos de programas propostos pela UCID, estão na base do estudo e análise efetuada ao município, que se revelaram necessária­s e prioritári­as para uma Praia equilibrad­a, com igualdades de oportunida­des e justiça social. Por isso, são factíveis, mas não numa visão eleitorali­sta.

4- Porque é que a sua lista deve ser a vencedora?

A nossa lista deve ser ganhadora porque congrega todas as camadas sociais, incluindo as minorias, e visa proporcion­ar o Equilibrio, Promover a Igualdade de Oportunida­des para todos e trazer a Justiça Social.

5 - Que repto deixa aos eleitores para irem às urnas?Pedimos a todos os eleitores que exerçam o seu direito de voto e, votando na UCID, cuja missão é gerir a Praia para todos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde