A Nacao

“Sem a participaç­ão massiva e qualitativ­a dos jovens, o país só tem a perder”

- 2. Como está a participaç­ão dos jovens

1. O que leva um jovem a se interessar por política?

Muitas coisas. Desde logo a forma como se faz política, creio que seja determinan­te para motivá-los a participar. Por isso, é importante que os nossos jovens se revejam na classe política eleita para os representa­r, para que se sintam motivados a participar. Um jovem deve, e tem direito de se interessar pela política, porque ela nos afetca diretament­e. na vida política nacional?

A participaç­ão tem sido fraca e a elevada taxa de abstenção prova isso. É preciso que os políticos e as entidades responsáve­is repensem a forma como se faz política em Cabo Verde. É necessário inverter este quadro negativo porque sem a participaç­ão massiva, e qualitativ­a dos jovens, o país só tem a perder. É necessário também abrir a porta à participaç­ão política dos nossos jovens.

3. A abstenção é ainda grande, principalm­ente entre os jovens. Que apelo deixa para irem às urnas no dia 25 de Outubro?

A mensagem que deixo é para que votem, cumprindo assim o seu dever cívico. Porque votar é fazer valer e fazer ouvir a voz que têm. Os jovens devem estar consciente­s que participar na escolha dos governante­s é um acto de amor ao país e à sua cidade. “O que me preocupa não é o grito dos maus”, dizia Martin Luther King, mas sim “… o silêncio dos bons.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde