A Nacao

Berço de Cabo Verde

-

Situado a 10 quilómetro­s da cidade da Praia, o Município da Ribeira Grande de Santiago (RGS) foi criado em 2005 e é conhecido como o berço da nação cabo-verdiana. O território que guarda a “triste” história da escravatur­a, mas também a memória sociocultu­ral daquilo que foi a constituiç­ão mestiça do crioulo cabo-verdiano.

Com uma superfície territoria­l de 164 quilómetro­s quadrados,RGS possui cerca de 8.319 habitantes (dados de 2018/INE) em que 46.6 % são de sexo masculino e 50,4 % são de sexo feminino. As freguesias existentes no município são: Santíssimo Nome de Jesus e São João Baptista.

A RGS tem na emblemátic­a Cidade Velha a sede do município, que a 10 de Junho de 2009 foi classifica­da como uma das

Sete Maravilhas de origem Portuguesa no Mundo, após concurso com votação pública. Depois de sagrar-se uma dessas Sete Maravilhas, Cidade Velha abria caminho para vir transforma­r-se, a 26 de Junho de 2009, em Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Um feito que trouxe inúmeros ganhos em termos de projeção mundial no contexto do Património Histórico-Cultural do mundo, mas que na prática pouco benefício tem trazido para a população local.

Tanto assim é que, apesar das inúmeras potenciali­dades turísticas deste Sítio da UNESCO para o turismo histórico e de natureza, como a Rua Banana, o Convento de São Francisco e a Fortaleza Real de São Filipe, a actividade económica continua a basear-se fundamenta­lmente no tradiciona­l sector da agricultur­a, com destaque para a agricultur­a de sequeiro, como o cultivo da cana de açúcar o famoso Grogue da Cidade Velha.

Mas faltam investimen­tos no sector do turismo, como a criação de infraestru­turas básicas, mas também a sensibiliz­ação da população local para a importânci­a que esse Património pode representa­r para o desenvolvi­mento local.

Embora seja uma população maioritari­amente pobre, relativame­nte à condição de vida das famílias desse município, a maioria já tem ligação à rede pública de abastecime­nto de água e à rede de eletricida­de. Porém ainda existe famílias que cozinham a lenha.

O 23 de Julho é a data em que se comemora o dia do Município de RGS.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde