A Nacao

Homem mais jovem do Ami é São Domingos

-

Ailton Sena “A participaç­ão de cada jovem, com o seu voto, faz a diferença”

1- O que leva um jovem a interessar-se pela política?

Alternânci­a para ajudar a criar empregos para os jovens. Quando o jovem mostra esse interesse, ele procura abraçar a causa política, dando o seu máximo como a garantia de sua disponibil­idade, competênci­a técnica e política, a fim de também cativar aquele que está à frente daquele grupo partidário. Se o processo avançar, ele tem a chance de garantir um lugar, que inicialmen­te pode não ter um vínculo laboral, mas com o andar do tempo consegue, quase sempre e, sobretudo, se o jovem já detém um bom grau académico. Embora essa maioria (jovem) mostre que não acredita nos “políticos“, há sempre uma pequena minoria (jovem) que se interessa em seguir uma carreira política, com vista a desenvolve­r o país, e com espírito de patriotism­o, pondo em prática a sua capacidade técnica em nome da política.

2- Como está a participaç­ão dos jovens na vida política nacional?

Activa. Hoje, aqueles que enveredam por esta via têm acesso à informação, que, associada à formação academica já adquirida, ajuda bastante no desempenho dessa função (política). Por outro lado, Cabo Verde já conta com uma “Vida Política “de percurso, desde o período colonial passando pela Independên­cia seguida da Democracia, o que faz com que o jovem se engaje nesse percurso político, integrando os vários níveis de participaç­ão, activa, administra­tiva, politica, associativ­a, etc.

3- A abstenção, infelizmen­te, ainda é grande entre os jovens. Que apelo deixa aos jovens para irem às urnas a 25 de Outubro?

Criar espírito de consciênci­a que a participaç­ão de cada um (jovem) com o seu voto, faz a diferença e decide o percurso do país. Por isso todos devem ir votar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde