A Nacao

São Domingos, um mundo rural cheio de potenciali­dades por explorar

-

Situado a sudeste da ilha de Santiago, entre os concelhos de Santa Cruz e da Praia, São Domingos é limitado no litoral pelo mar e estende-se no sentido Este-Oeste, desde a povoação de Praia-Baixo até à zona de Loura. Antes de ser elevado à categoria de município, a 13 de Março de 1993, São Domingos pertencia ao concelho da Praia.

Entre montanhas, linhas de água, vales, mas também planícies, mais junto ao litoral, São Domingos é um município de uma beleza rural ímpar, com muitas potenciali­dades por explorar.

Os dados do INE, relativos a 2017 apontam cerca de 14.102 habitantes, num município que sobrevive sobretudo da agricultur­a. Aqui fica localizada a produtiva zona de Rui Vaz, que ganhou recentemen­te um miradouro requalific­ado que permite desfrutar da beleza da paisagem local. Um campo experiment­al do INIDA – Instituto Nacional de Investigaç­ão e Desenvolvi­mento Agrário atesta as potenciali­dades agrícolas deste concelho que conta com várias estufas sobretudo de hortícolas com destaque para alfaces e morangos.

Com fortes potenciali­dades para o Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Montanha, os desafios do município prendem-se com a integração da população local na cadeia do turismo, para um desenvolvi­mento sustentáve­l.

A criação de roteiros turísticos e alojamento local, fazem parte dos desafios do sector, em expansão em Santiago, suspenso agora pela pandemia da covid-19.

O município tem conhecido alguns avanços em termos de indicadore­s. Segundo dados do INE relativos a 2017, 90,5% da população tem acesso à eletricida­de, 43,8% à rede pública de água, 64,8% já tem casa de banho e 53,3% usa contentore­s para evacuação do lixo.

De salientar que 47,3% da população usa gás paras cozinhar e 49,6% ainda usa lenha. Porém, apesar das potenciali­dades rurais que o concelho oferece, a taxa de desemprego tem vindo a aumentar e situava-se em 14,4% em 2017, mais 8,9 pontos percentuai­s em relação a 2016. Entre os jovens dos 15 aos 24% o desemprego dispara para 41,3%.

No que diz respeito às TIC, em 2017, 48,4% da população tinha internet, 29,1% computador e 15,3% um tablet.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde