A Nacao

MpD e UCID com luta renhida nos bairros mais populosos

- Jason Fortes

A luta pelos votos entre o MpD e a UCID revelou-se bastante renhida nos bairros mais populosos de São Vicente. Se a candidatur­a de Augusto Neves venceu no Monte Sossego e em Chã de Alecrim, a de António Monteiro fez da sua justiça na Ribeirinha e Bela Vista/Pedreira.

OMpD, liderado por Augusto Neves, venceu as eleições autárquica­s em São Vicente, com 37,2% dos votos, ligeiramen­te acima da UCID, com 32%, seguido do PAICV com 19,5% e o movimento independen­te Más Soncent, com 7,9% dos votos.

A abstenção situou-nos nos 43,3%, o que equivale dizer que 22.830 pessoas não foram às urnas.

O MpD elegeu quatro vereadores, a UCID três e o PAICV dois. Para a Assembleia Municipal,

o MpD elegeu nove deputados, UCID sete, PAICV quatro e Más Soncent um.

Nesta ilha estavam inscritos um total de 52.668 eleitores.

Nos bairros mais populosos, a luta entre as duas principais forças políticas revelou-se bastante renhida. Em Monte Sossego, a candidatur­a de Augusto Neves obteve 1293 votos, ou seja, mais 136 votos do que a UCID (1157). Em Chã de Alecrim, o MpD conseguiu também reunir a simpatia da maioria dos votantes. Aqui o número de votos sofreu uma diminuição quando comparado com os de Monte Sossego. Augusto Neves conseguiu 785 votos, ainda assim, superior aos 674 da UCID.

Na Ribeirinha, o segundo mais populoso bairro de São Vicente, a candidatur­a liderada por António Monteiro reduziu a desvantage­m ao conseguir a maioria dos votos, 1061. Augusto Neves ficou-se pelos 1011. A soma dos votos conseguido­s pela UCID entre Bela Vista e Pedreira repesentou

uma vantagem de 885 votos, contra os 775 do MpD.

Pelos dados da CNE, nestes principais focos populacion­ais da Ilha do Monte Cara, pode-se dizer que Monte Sossego e Chã de Alecrim assumem-se como os baluartes do MpD, ao passo que Ribeirinha e Bela Vista/Pedreira como sendo da UCID.

Se por um lado, Augusto Neves e António Monteiro deram-se bem nos bairros mais populosos, o mesmo já não se pode dizer de alguns outros bairros. Madeiral foi a localidade onde Augusto Neves conseguiu menos votos, 48, contra os 62 da UCID. Em Norte de Baía, a diferença entre a UCID e o MpD foi enorme. Augusto Neves teve 32 contra 1 de António Monteiro.

Dados importante­s sobre Ribeirinha

Actualment­e, Ribeirinha é uma zona em expansão. Surge como uma das mais populosas de São Vicente e destaca-se por alguns factos negativos: proliferaç­ão de casas de lata e problemas a nível do saneamento. Não raras vezes, moradores da localidade demonstram na comunicaçã­o social a sua indignação face aos desafios que ainda se levantam a nível local.

Neste sentido, as candidatur­as da UCID e do MpD tiveram uma intensific­ação das suas acções nesta localidade ao longo da pré-campanha e campanha, visando atrair a simpatia dos eleitores.

Augusto Neves teve a seu favor obras realizadas no decorrer deste ano e também outras, ainda em andamento, nomeadamen­te o calcetamen­to de algumas das principais ruas, a asfaltamen­to da estrada que liga o pelourinho às habitações sociais de Tchetchéni­a e a substituiç­ão do tapete da placa desportiva (Tchetchéni­a).

Outro facto que deverá ter pesado na escolha de muitos eleitores, diz respeito ao emprego. Muitos moradores da Ribeirinha são funcionári­os da Câmara Municipal. Alguns foram vistos a actuar como cabo eleitorais de Augusto Neves e MpD.

 ??  ?? Escolas João José dos Santos, em Ribeirinha
Escolas João José dos Santos, em Ribeirinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde