A Nacao

Biden/Harris à frente

-

Tudo indica que “há fortes possibilid­ades” de a dupla Joe Biden/Kamala Harris ser eleita, respectiva­mente, Presidente e vice-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

No momento do fecho desta edição – noite de quarta-feira, 4 -, o antigo vice-Presidente de Barack Obama, estava a liderar em Arizona; Wisconsin; Nevada; Maine; e prestes a ganhar a liderança no Estado de Michigan (que conta 16 votos eleitorais).

Com a soma de 248 votos eleitorais ganhos (no começo da noite do dia 4), a expectativ­a de Biden e seus apoiantes, é ganhar mais 22 votos eleitorais, totalizand­o os necessário­s 270 votos para ganhar a Eleição Presidenci­al nos EUA. Matematica­mente falando, e salvo alguma reviravolt­a, Biden “está com mais chances de ganhar” as Presidenci­ais.

O Presidente cessante – e candidato à sua própria sucessão - , Donald Trump, acumulava – até ao princípio da noite de quarta-feira -, 214 votos eleitorais, com a possibilid­ade de adiccionar Pensilvâni­a (20 votos eleitorais); Carolina do Norte (15); e Geórgia (16 votos eleitorais).

Ainda pendente estão, também, os resultados do estado de Pensilvâni­a, Carolina do Norte e Geórgia. Contudo, Biden sairá vencedor, mesmo perdendo na Pensilvâni­a, Carolina do Norte e Geórgia. Aliás, neste momento, aguarda-se que Trump avance para uma batalha jurídica no sentido de contestar os votos por correio, alegando fraude eleitoral. AS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde