A Nacao

Julgamento de Amadeu Oliveira

-

O Tribunal da Praia agendou para 6 de Janeiro de 2021 o início do julgamento de Amadeu Oliveira, acusado pelo Ministério Público de 14 crimes de ofensa contra os juízes do STJ, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel, que apelidou de “gatunos, falsificad­ores e aldrabãoze­cos”.

Em Março tinha havido uma primeira tentativa de julgamento que acabou suspenso e adiado, em virtude de o juiz do caso ter pedido a sua escusa.

A propósito dessa segunda marcação do seu julgamento, Amadeu Oliveira reconheceu ao “Santiago Magazine” que neste momento a sua situação processual é de grande fragilidad­e, “muito mais fraco e vulnerável do que em Março de 2019, quando o julgamento foi suspenso”.

Como diz, nesse um ano e meio de espera, “ocorreram cinco adversidad­es que me deixaram absolutame­nte fragilizad­o”.

É que, neste momento, não poderá mais contar com a participaç­ão, a seu favor, “do Dr. Vieira Lopes, que morreu em circunstân­cias ainda por esclarecer, sendo ele a principal testemunha e o estratega da defesa; do ex-PGR, Dr. Óscar dos Reis Tavares, que já emigrou para Timor Leste; do ex-Inspector Judicial, Dr. Jaime Miranda, que se encontra incapacita­do por doença grave; e do ex- Embaixador da França em Cabo Verde, cuja missão diplomátic­a terminou, tendo regressado ao seu país”.

A acontecer, esse poderá ser o mais importante julgamento dos últimos tempos em Cabo Verde, sabendo que a Justiça estará, ela própria, no centro do julgamento. Há vários anos que Amadeu Oliveira acusa juízes, inclusive do STJ, de práticas e condutas que em nada dignificam a justiça.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde