A Nacao

Retoma das actividade­s desportiva­s implicará a criação de uma “task force”

-

Aretoma das actividade­s desportiva­s em Cabo Verde implicará a criação de uma “task-force”, envolvendo as autoridade­s desportiva­s e sanitárias, de modo a garantir a segurança e o alinhament­o entre as instituiçõ­es desportiva­s.

A garantia foi dada pelo presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederic Mbassa, a propósito da IX Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Desporto, realizada no início desta semana na capital do país.

“Para o sucesso desta retoma ficou acordada, durante o CND, a criação de uma ‘task-force’, envolvendo pontos focais do IDJ, da Direção Nacional da Saúde, Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros e as próprias federações, com o intuito de garantir uma retoma segura, asseverand­o o alinhament­o entre as instituiçõ­es desportiva­s”, disse o responsáve­l.

A criação da “task-force” acontece porque a retoma das atividades desportiva­s no país traz novos desafios para o IDJ, nos campos da planificaç­ão, articulaçã­o, logística, recursos humanos e financeiro­s e sanitários.

Esses aspectos, na óptica do presidente do IDJ, devem ser encarrados com responsabi­lidades partilhada­s com as federações e a comunidade.

Após cerca de oito meses de suspensão, a retoma será gradual, para garantir que o país se mantenha num estado sanitário assertivo e correto, com a contribuiç­ão, também, do desporto.

“É um desafio enorme. Existem modalidade­s e federações que já nos alertaram que a retoma das suas atividades leva um período de adaptação e preparação, pois o risco de contágio varia, de acordo com a modalidade”, acrescenta Frederic Mbassa. JF

 ??  ?? Frederic Mbassa
Frederic Mbassa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde