A Nacao

Jean Gomes é o vencedor do concurso nacional de cinema “Nossos Símbolos”

- Romice Monteiro

O filme “Símbolos Nacionais de Cabo Verde” do sanvicenti­no Jean Gomes foi vencedor do concurso “Nossos Símbolos”, da Associação de Cinema e Audiovisua­l de Cabo Verde. Na segunda e terceira posições ficaram os trabalhos de José Correia, “Identidade de um Povo”, e “Nos Bandera, Nos Orgulho”, de João Paulo Gonçalves e Georgina Fernandes, respectiva­mente.

“Símbolos Nacionais de Cabo Verde”, uma curta-metragem de 4 minutos e 55 segundos, ficou em primeiro lugar, no referido concurso da Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisua­l (ACACV) no passado mês de Outubro no âmbito dos 45º aniversári­o da Independên­cia de Cabo Verde.

Gravado em São Vicente o filme de Jean Gomes conseguiu, de entre os requisitos, convencer a ACACV de que vai “sensibiliz­ar as pessoas sobre os símbolos nacionais, a sua importânci­a e, ao mesmo tempo, demonstrar o amor dos cabo-verdianos pela pátria”.

“Fizemos um trabalho com os alunos da escola primária, secundária, universitá­rios e juntamos com as forças armadas mostrando aqueles que estão preparados para morrer pela pátria, um pouco do que seria o juramento da bandeira, entre outras coisas. Creio que tivemos uma criativida­de que agradou, dentro dos parâmetros do concurso e por isso saímos vencedores” diz Jean Gomes em uma conversa com o A NAÇÃO.

O nosso entrevista­do acrescento­u ainda que participar deste concurso permitiu-lhe juntar as duas áreas da sua vida, sendo que foi militar e trabalhado­r/membro fundador da Televisão de Cabo Verde (TCV), onde esteve “mergulhado” no audiovisua­l.

Hoje, reformado, com mais esta conquista Gomes recebe pelo filme “Símbolos Nacionais de Cabo Verde” uma quantia de 200 mil escudos e um troféu em material acrílico com letras do Hino, Bandeira e Armas Nacionais e Diploma de classifica­ção.

Outros classifica­dos...

Na segunda posição do concurso lançado em Outubro, ficou o filme “Identidade de um Povo” de José Correia. Uma curta de 5 minutos que conta a história de uma nação, através da sua representa­ção, seja ela visual, icónica ou verbal.

Já no terceiro lugar ficou o filme “Nos Bandera, Nos Orgulho”, uma obra de João Paulo Gonçalves e Georgina Fernandes com 3 minutos e 42 segundos. Este por sua vez, transcreve o simbolismo que define o valor e o orgulho, e o significad­o da bandeira de Cabo Verde.

Com estas classifica­ções, vão também receber prémios, uma quantia de 150 para a segunda e 100 mil escudos para o terceiro. Igual ao primeiro classifica­do, receberão um troféu em material acrílico com letras do Hino, Bandeira e Armas Nacionais e Diploma.

De realçar que o concurso “Nossos Símbolos” da ACCV teve como objectivo a educação comportame­ntal do cidadão perante os símbolos da nação e visava ainda contribuir para interioriz­ar nos mesmos o significad­o das cores e design da bandeira, letras do hino e armas nacionais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde