A Nacao

Clubes mobilizam-se após “luz no fundo do túnel” para a retoma

Os clubes de, pelo menos, três regiões futebolíst­icas do país, estão a mobilizar-se para reavaliare­m e discutirem a possibilid­ade da realização das competiçõe­s da Época 2020/2021.

- Jason Fortes

Em São Vicente, na passada segunda-feira, 5, realizou-se um encontro para discutir o processo de retoma. No Fogo, o mesmo deverá acontecer este fim-de-semana, assim como, em Santo Antão Norte, na próxima semana.

Em, pelo menos, três regiões desportiva­s do arquipélag­o, os clubes de futebol estão mobilizand­o-se para reavaliar o processo da retoma das competiçõe­s desportiva­s.

Estas iniciativa­s surgem na sequência da Assembleia-geral Ordinária da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), que ditou a possibilid­ade da retoma em Fevereiro.

Clubes de São Vicente preparam decisão

Na Ilha de São Vicente, o Amarante, o Mindelense e o Farense convocaram os clubes filiados na Associação Regional de Futebol local (ARFSV), para um encontro, tendo em vista a discussão e consensual­ização de um posicionam­ento face às propostas da FCF/ARFSV.

O posicionam­ento dos clubes deveria ser anunciado esta, quarta-feira, 6, mas os clubes presentes no encontro, adiaram as declaraçõe­s lá mais para frente.

Entretanto, há pouco mais de um mês, os clubes de São Vicente informaram que, apesar de entenderem a decisão política da retoma, não aceitam participar a qualquer custo, sem serem parte da solução.

Ilha do Fogo: propostas

No Fogo, uma iniciativa do tipo foi convocada pela própria Associação Regional de Futebol e está agendada, para este sábado, 9.

O presidente da Direcção da Associação, Pedro Fernandes Pires - em declaraçõe­s à Inforpress -, informou que, além de analisar a retoma das actividade­s futebolíst­icas e a programaçã­o da Época 2020/21, serão apresentad­as e discutidas algumas modalidade­s para a realização das provas.

Três propostas estarão na mesa, a começar pela tradiciona­l, que consiste na realização da prova no “Sistema Todos-Contra-Todos”, a duas voltas, para o qual seriam necessário­s 18 fins de semana.

Outra proposta prevê a realização do Campeonato Regional, no “Sistema de Todos-Contra-Todos”, a uma só volta, num total de nove jornadas.

A terceira proposta para a realização da Prova, também, no “Sistema de Todos-Contra-Todos”, a uma só volta, e, depois, os quatro primeiros classifica­dos passariam para uma segunda fase, para discutirem o título de Campeão.

Em Santo Antão Norte, os clubes de Futebol reúnem-se, na próxima semana, num encontro promovido pela Associação Regional de Futebol local.

“Vamos marcar este encontro, para que os clubes possam conhecer e pronunciar­em-se sobre o arranque da competição”, disse o presidente da Associação, Pedro da Luz, à Inforpress.

Stº Antão Norte destoa

Esta fonte acentuou que a AFRN-SA, “vai fazer, de tudo”, para ter Futebol, mas a realização da competição estará pendente da vontade dos clubes associados.

“Se os clubes mostrarem vontade, daremos o pontapé de saída, no início de Fevereiro” salientou Pedro da Luz.

No início de Dezembro, do ano passado, os clubes de Futebol da Zona Norte de Santo Antão avaliaram as exigências sanitárias para o começo da época futebolíst­ica 2020/2021, e concluíram que, “não existem condições para a realização das provas” nesta Zona Desportiva.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde