A Nacao

Taxa de incidência continua a cair

-

Na última semana, entre 30 de Dezembro e 05 de Janeiro, o país registou um 231 novos casos positivos da covid-19. Destes, 90 são de São Vicente, 46 da Praia, 28 do Maio e 23 do concelho do Porto Novo.

Apesar deste aumento, principalm­ente em São Vicente, as autoridade­s continuam a apontar uma diminuição da taxa de incidência global, que agora está em 54 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um número inferior em relação aos 14 dias anteriores, em que a mesma taxa era de 103 por cada 100 mil habitantes.

Isto porque, segundo o director nacional da Saúde, Jorge Barreto, no citado período, o país registou uma média de 22 casos por dia, o que totaliza 303 positivos, resultados da análise de 5.607 amostras. Isto dá uma taxa de positivida­de de 5,4%, quando, nos dias anteriores, a taxa era de 12%, portanto, menos 6,6%.

Tarrafal Monte Trigo enfrenta surto

No município do Porto Novo, e Santo Antão, terceiro concelho com mais casos activos no país, o vírus está agora concentrad­o na comunidade de Monte Trigo, com cerca de 1200 habitantes.

As autoridade­s sanitárias locais mostram-se preocupada­s perante este cenário, já que, segundo dizem, resulta em boa parte do não cumpriment­o das medidas de prevenção por parte da população.

Dos 205 testes aplicados até esta terça-feira, 05, foram identifica­dos 21 novos casos de covid-19 nessa comunidade do interior do município. De acordo com a delegada local, Isaulina Delgado, os moradores “não têm colaborado”, nomeadamen­te ao promover aglomeraçõ­es, ignorar o uso de máscaras e até recusar a fazer testes de despiste.

Por outro lado, trata-se de uma zona de reconhecid­a potenciali­dade turística, o que tem levado

Depois de uma baixa consideráv­el, os casos da covid-19 voltaram a aumentar em alguns municípios do país durante a última semana, com destaque para São Vicente, Porto Novo e Maio. Por outro lado, no panorama geral, a taxa de incidência continuou no sentido decrescent­e, agora em 54 por 100 mil habitantes. Natalina Andrade

muitos visitantes à comunidade.

Diante deste cenário, uma equipa já foi mobilizada para intervir na comunidade, reforçar a sensibiliz­ação, aplicar testes e desinfecta­r os espaços públicos.

No geral, já foram identifica­dos 198 casos positivos no município, dos quais 25 estão activos.

Baixa em São Filipe

No sentido contrário, o concelho de São Filipe, ilha do Fogo, que já foi um dos maiores focos da doença no país, tem registado, nas últimas semanas, uma redução acentuada de casos positivos. Para as autoridade­s sanitárias locais, o resultado é fruto do bom trabalho realizado pela equipa de combate, criada há mais de dois meses.

Na última semana, São Filipe registou 10 casos positivos de um total de 400 amostras analisadas, cenário inverso de há quatro/cinco semanas em que chegou a contabiliz­ar 234 casos no mesmo período. Até esta segunda-feira, 04, apenas cinco amostras encontram-se pendentes para serem processada­s.

A nível da ilha, as atenções voltam agora para os Mosteiros, que contabiliz­a 18 dos 32 casos activos. A ilha já registou 1.836 casos e seis óbitos desde o início da pandemia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde