A Nacao

Santo Amaro Abade sem “festa rija”

- Romice Monteiro

A Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago realiza, entre 2 e 14 de Janeiro, um conjunto de actividade­s culturais e desportiva­s, para celebrar o dia do município, que coincide com o dia do seu santo padroeiro – Nhô Santo Amaro Abade. Devido à covid 19, a “festa” será apenas assinalada com noites de concertos e pequenos eventos.

Na vertente cultural, para comemorar o dia do município do Tarrafal, assinalado a 15 de Janeiro, a Câmara Municipal, que acaba de ser eleita, tem um conjunto de actividade­s, dentre elas, o workshop de pintura com Elsie Mafouta, na Praça Central.

No dia 8, a cidade de Chão Bom acolhe a Noite de Batuco, às 21 horas, e no dia 9, Noite da Morna, em homenagem a Zé de Piga, na Praça Central. Já no dia 10, será a vez da tarde de teatro com o grupo “Kómicos de Tarrafal” e “Baxu Céu”, marcada para às 18 horas.

Dentre outros eventos culturais estão agendados “Made in Tarrafal – Sessão Hip Hop”, no dia 11, Noite de Serenata na rua Cidade Amadora, no dia 12, e Dia do Emigrante, 13. No mesmo dia, 13, acontece ainda o concerto “Banda Bino Barros e Fatu Djakite” na Praça Central.

A fechar as actividade­s culturais, “Princezito e Banda” vão actuar, também na Praça Central, a partir das 21 horas do dia 14.

Desporto

No desporto acontece, de 7 a 14, nas zonas de Vila, Chão Bom e Achada Tenda, as partidas de dama, oril e carta. Já no dia 12, a partir das 15 horas, a praia de Areia Branca acolherá a disputa de natação masculina e feminina.

No dia seguinte, 13, será a vez do torneio de Judo, pelas 10 horas, no Pavilhão Desportivo e Multiusos. A tarde fica reservada para a competição “Regata a Remo”, com arranque às 14 horas, no mar de Chão Bom.

Outras modalidade­s desportiva­s que irão marcar as festas do Santo Amaro Abade no serão a Demonstraç­ão de Boxe e Ciclismo no dia 14 e Atletismo masculino e feminino no dia 10.

De realçar que o dia do município do Tarrafal de Santiago, 15 de Janeiro, costuma atrair centenas de pessoas de vários concelhos da ilha e não só, para o “famoso” festival Nhô Santo Amaro. Isto, além da celebração eucarístic­a, que também atrai fiéis de toda a ilha de Santiago e emigrantes que “acendem as velas e pagam as promessas” ao santo considerad­o, por muitos, o patrono dos emigrantes.

Mas, ao que tudo indica, este ano, devido à covid-19, a festa não vai ser mais moderada. Com distanciam­ento social, as concentraç­ões humanas continuam desaconsel­hadas.

Com actividade­s descentral­izadas, a Câmara Municipal garante que vai assinalar a efeméride “em segurança” respeitand­o todas as medidas de segurança estipulada­s pelas autoridade­s sanitárias.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde