A Nacao

Cabo Verde introduz temática de Igualdade de Género no Ensino Básico e Secundário

-

No âmbito da introdução da temática da Igualdade de Género no Ensino Básico e Secundário em Cabo Verde, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), lançou, em parceria com o Ministério da Educação, o guia para alunas e alunos e o manual para professore­s sobre a temática.

O acto de lançamento, realizado a 18 de Dezembro, foi presidido pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, tendo sido ainda prestigiad­o pelas intervençõ­es da Coordenado­ra Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra. Ana Graça; do Encarregad­o de Negócios da Embaixada de Espanha, país financiado­r do projeto, Dr. Manuel Del Rosario Vela; da Ministra da Igualdade de França, Engª Elisabeth Moreno e da Secretaria de Estado da Igualdade e Cidadania de Portugal, Dra. Rosa Monteio.

Rosana Almeida, Presidente do ICIEG, sublinhou, na ocasião, que a introdução da temática da igualdade de género no ensino em Cabo Verde é um “marco histórico para a igualdade de género” e faz com que o país “passe a figurar na lista dos poucos países no mundo com a efetiva transversa­lização do género num sector chave que é a educação”. (ver Entrevista nas páginas 3 e 4).

Por sua vez, o Primeiro Ministro parabenizo­u o ICIEG pela iniciativa de levar a igualdade de género ao sistema educativo, facto que considerou “estruturan­te” e uma “base mais forte para impulsiona­r e tornar sustentáve­l a construção de valores.”

“Falamos na construção de valores, da igualdade, da equidade, da tolerância e da não descrimina­ção. Devemos aprimorar e proteger esses valores porque, para Cabo Verde, a estabilida­de é um fator fundamenta­l e a tolerância é a base de qualquer progresso”, argumentou Correia e Silva.

Ministra da Igualdade de França: um grande passo

Apesar da distância, a franco-cabo-verdiana e Ministra da Igualdade de França, Elisabeth Moreno, utilizou a plataforma digital para participar no evento, que destacou como sendo de extrema relevância para Cabo Verde.

“Trata-se de um progresso essencial para Cabo Verde, para as suas filhas e para os seus filhos. Considero que não é possível levar a cabo combates para a igualdade entre homens e mulheres se a escola, fulcro da emancipaçã­o, permanece num lugar de compartime­ntação. Não se pode lutar contra a violência doméstica ou contra as dificuldad­es salariais se as escolas continuare­m a ser, não só um vector, mas também um catalisado­r de estereótip­os que opõem homens e mulheres, raparigas e rapazes”.

Por seu turno, a Secretaria de Estado da Igualdade e Cidadania de Portugal, Rosa Monteiro, considera que a introdução da Igualdade de Género no ensino é mais um passo naquela que tem sido uma “caminhada próspera” de Cabo Verde nesse domínio.

“Tem sido bastante significat­ivo o caminho de aprendizag­em que temos feito acerca de metodologi­as, ferramenta­s e políticas de igualdade nesta nossa missão comum”, assegura a governante lusa.

A parceria da Cooperação Espanhola

Para Manuel Del Rosario Vela, Encarregad­o de Negócios da Embaixada de Espanha, país financiado­r do projeto, a igualdade de género é um dos objetivos prioritári­os de desenvolvi­mento sustentáve­l. “A promoção dos direitos das mulheres e raparigas à igualdade de género é um dos sinais da identidade da cooperação espanhola que vem apoiando o empoderame­nto das mulheres e das raparigas bem como a sua proteção”, reiterou Manuel Vela.

 ??  ?? Rosana Almeida, Presidente do ICIEG
Rosana Almeida, Presidente do ICIEG
 ??  ?? Elisabeth Moreno Manuel Vela Rosa Monteiro
Elisabeth Moreno Manuel Vela Rosa Monteiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde