A Nacao

“Cabo Verde tem feito um trajeto notável na luta pela igualdade de género”

Ana Graça, Coordenado­ra Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde

-

“A igualdade de género é um direito humano fundamenta­l e o alicerce para um mundo pacífico, próspero, sustentáve­l e equitativo para todos. Está intrinseca­mente ligada ao direito à educação e cidadania de um povo, para que todas as crianças e jovens possam efetivamen­te contribuir para a implementa­ção da Agenda 2030 e a realização dos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS).

O ODS 4 apela para que os países possam “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunida­des de aprendizag­em ao longo da vida para todos” e o ODS 5 visa “Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas”.

Cabo Verde tem feito um trajeto notável na luta pela igualdade de género graças a uma liderança nacional estratégic­a que desde cedo soube que não pode haver desenvolvi­mento sustentáve­l se mais de 50% da população ficar para trás. A mudança de atitudes começa no seio familiar e continua nas escolas e comunidade. Começa em cada um de nós através da cidadania e o exemplo que damos.

As Nações Unidas em Cabo Verde, através dos programas de diferentes agências, têm feito uma advocacia nacional e internacio­nal e orgulham-se de ter acompanhad­o o país desde sempre nos avanços da agenda de género e educação.

A ligação género e escola é essencial para acabar com estereótip­os e construir uma sociedade mais inclusiva. Também por esse motivo, desde 2018 que temos trabalhado, através do UNFPA, com o Ministério da Educação no processo de revisão curricular para introduzir o modelo de Educação Integrada e Abrangente para a Sexualidad­e, no contexto mais vasto da Educação para a Cidadania. Elaboramos juntos a Estratégia, Plano de Ação e o Programa Curricular de Educação para Sexualidad­e e outras temáticas transversa­is como a não violência, numa perspetiva de género.

Os materiais produzidos pelo ICIEG e a introdução do manual para alunos “Educando para a Igualdade” são um contributo precioso neste processo para desenvolve­r competênci­as para a vida (life skills) nos alunos do ensino básico e secundário.

O trabalho das Nações Unidas e a nossa parceria com o país em matéria de género assenta na integração da igualdade nas políticas publicas. Igualdade em todas as áreas de desenvolvi­mento económico, social e ambiental, incluindo análise e orçamentaç­ão sensível ao género, ao nível central (OGE) e municipal, para um Cabo Verde e um mundo 50-50.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde