A Nacao

Baixo índice de vacinação ameaça retoma turística de Cabo Verde

- Gisela Coelho

Já há inúmeros países africanos a iniciar a vacinação contra a covid-19, incluindo destinos turísticos da África Subsariana, que se podem dizer concorrent­es de Cabo Verde, pelo menos em termos do segmento Sol & Praia.

Segundo o canal britânico BBC, as Seychelles e as Maurícias estão entre os grandes destinos turísticos que já iniciaram o processo de vacinação. O primeiro através da Sinopharm e AstraZenec­a, e o segundo com a aplicação da vacina AstraZenec­a.

Aliás, as Seychelles foi o primeiro país africano a iniciar a vacinação e tem metas ambiciosas, precisamen­te para retomar a actividade turística, que representa 25% do Produto Interno Bruto.

Segundo o jornal Público, esse país quer ser o primeiro no mundo a conseguir imunidade de grupo e chegar aos 70% da população com mais de 18 anos vacinada, aumentando a segurança sanitária.

“A campanha de imunização da covid-19 é um marco importante para o reatar da nossa indústria do turismo, ao mesmo tempo que o país procura equilibrar os esforços de manter e de proteger a sua po

Os baixos índices de vacinação previstos para Cabo Verde (em torno de 60% da sua população em três anos), podem retardar a retoma do turismo no país. Isto quando se sabe que, em África, há outros destinos a investir fortemente na imunização da população para reanimar o sector. Canárias, Maurícias, Seychelles, Marrocos e o Senegal estão na linha da frente dos países que querem voltar o mais depressa possível à normalidad­e.

pulação de uma maior propagação do vírus”, disse o ministro do Turismo e dos Negócios Estrangeir­os da Seychelles, Sylvestre Radegonde, citado pela mesma fonte.

Mas, bem aqui ao lado, no Atlântico, as Canárias já tinham iniciado a vacinação contra a covid-19 entre finais de 2020 e início de 2021, onde desde o início do ano há relatos de alguma retoma da actividade turística. Marrocos e o Senegal também.

Em Cabo Verde, o cenário é um pouco incerto e pouco animador para a retoma turística. Mas, na verdade, não será difícil prever alguns impactos, que o facto de Cabo Verde só estimar vacinar 20% da população este ano, terá na procura turística do país.

Conforme um especialis­ta em turismo, conhecedor da dinâmica mundial do sector, ouvido pelo A NAÇÃO, que prefere manter o anonimato para ficar longe da “guerra” das vacinas, a retoma do turismo no pós covid-19, terá um novo elemento de competitiv­idade que é a segurança sanitária.

“Quiçá, este novo elemento, poderá tornar-se no princi

 ??  ??
 ??  ?? E Cabo Verde?
E Cabo Verde?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde