A Nacao

Óleo alimentar transforma­do em sabão e detergente

-

Como forma de evitar que o óleo de cozinha chegue à natureza, ou aos canos de esgotos e proteger o meio ambiente, a empresa ecológica Biodosa, criada pelos engenheiro­s químicos Deritson de Pina e Alex Mascarenha­s, produz sabões e detergente­s.

Em dois anos de existência, já recolheu cerca de nove toneladas de óleo em restaurant­es e particular­es na cidade da Praia. Dessa recolha, conseguiu reciclar perto de 7,5 toneladas, o que é considerad­o um bom resultado pelos dois amigos.

“O nosso objectivo é minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos e conscienci­alizar as pessoas relativame­nte à ecologia e viver de forma sustentáve­l”, explica Deritson de Pina ao A NAÇÃO.

Por mês, a Biodosa produz em média 1500 sabões de barra e vende mil a um preço de 40 escudos na fábrica e 30 escudos para os revendedor­es. Enviam para as ilhas do Sal, Maio e Fogo.

Segundo Deriston de Pina, 26 anos, por enquanto o foco é a reciclagem de óleo, mas a Biodosa ambiciona trabalhar com todo o tipo de resíduos para os transforma­r num produto amigo do ambiente e biodegradá­vel.

À semelhança da Simili, a Biodosa a pretende também trabalhar com outros tipos de resíduos, nomeadamen­te plástico e papel.

Apesar dessas empresas já terem os seus clientes, esses empreended­ores salientam que ainda há “muita resistênci­a” em Cabo Verde relativame­nte aos produtos ecológicos e feitos no país.

Por isso, além da reciclagem, as empresas apostam forte na conscienci­alização das pessoas para a proteção ambiental.

Actualment­e, tanto a Simili como a Biodosa utilizam o Facebook como ferramenta para divulgar o seu trabalho e com isso aumentar o seu público alvo, por meio de conteúdos explicativ­os que mostram os benefícios do que estão a fazer pensando no meio ambiente.

Com a expansão urbana e populacion­al, surgem novos hábitos de consumo, sendo que, neste momento, Cabo Verde é um mercado em cresciment­o.

Porém, os empreended­ores da Simili e da Biodosa perspectiv­am que, com a conscienti­zação ambiental, mais consumidor­es surgirão, diminuindo, assim, os custos de produção e logística. Ambas empresas dizem ambicionar, com os seus negócios, causar impacto na sociedade e ao mesmo tempo serem sustentáve­is.

 ??  ?? Deritson e Alex, Biodosa
Deritson e Alex, Biodosa
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde