A Nacao

Jovens abraçam “revolução literária” em Santo Antão

-

Recentemen­te criada, no Porto Novo, e constituíd­a por 15 membros jovens, a Associação Literária de Santo Antão (ALSA) pretende promover o surgimento de novos valores literários na ilha das montanhas. Na Ribeira Grande, Risia Sequeira decidiu, por seu turno, transforma­r a própria casa numa biblioteca pública. Envia livros de empréstimo até a São Vicente.

AAssociaçã­o Literária de Santo Antão (ALSA), criada em Fevereiro, pretende ser uma lufada de ar fresco para a promoção da literatura entre os jovens dessa ilha.

Os seus 15 integrante­s, todos jovens, dizem-se motivados e encorajado­s na “luta literária” para que as actividade­s desenvolvi­das sejam “muito além” das habituais apresentaç­ões de livros, como diz Kélvis Veríssimo.

A ALSA inclui nos seus planos de actividade­s a promoção do livro por toda a ilha. Pretendem inclusive dispor de uma biblioteca móvel para esse efeito. Nos planos constam igualmente o incentivo à prática da escrita literária e criativa, promoção de concursos nas escolas e bairros, divulgação de novos escritores e simbiose da literatura com a música. A ALSA, afirma Kélvis Veríssimo “ambiciona uma sociedade culta, informada e rica”.

Isto numa ilha onde não abundam espaços públicos de leitura. No caso do Porto Novo, o município aguarda por uma biblioteca municipal há quase 30 anos.

Precisamen­te por causa desse grande défice, a ALSA pretende actuar no sentido de promover parcerias para dinamizar a leitura e a cultura, e para isso espera contar com uma “resposta positiva” por parte dos santantone­nses amantes da cultura.

Ricénio Lima

 ??  ??
 ??  ?? Risia Sequeira
Risia Sequeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde