A Nacao

Casa vira Biblioteca

-

Amante da leitura e dos livros, Risia Sequeira decidiu fazer a sua própria “revolução literária” na Ribeira Grande, um dos três concelhos de Santo Antão. Criou a Social Biblioteca, um projecto pessoal de empréstimo de livros que tem tomado grandes proporções na ilha.

A sala e outros compartime­ntos da própria casa têm constantem­ente cedido lugar a livros que chegam de todas as partes, inclusive de outros pontos do arquipélag­o. Desde então, tem promovido clubes de leitura e empréstimo­s de livros em casa.

O número de leitores, segundo Risia Sequeira, tem aumentado todos os dias, superando as expectativ­as. Como refere, os pedidos chegam além da Ribeira Grande, isto é, dos concelhos vizinhos (Paul e Porto Novo), mas também de São Vicente. “Apesar da distância, as solicitaçõ­es são quase sempre atendidas”, afirma com satisfação.

Na sua rede de amigos e colaborado­res, Risia Sequeira usa intermediá­rios para fazer os livros solicitado­s chegarem ao destino, ciente de que não há barreiras para promover a paixão pela leitura.

O sucesso da Social Biblioteca faz Risia Sequeira pensar em expandir o projecto. Além de empréstimo de livros, tem andado em escolas da ilha a promover o hábito de ler e a conquistar leitores por onde passa.

Apesar do espaço que se vai tornando pequeno, a Social Biblioteca continua disponível para receber novos exemplares, mesmo que os móveis da casa venham a ceder lugar aos livros. Um “sacrifício” que Risia faz em prol da promoção do hábito de leitura em Santo Antão, em particular no seu concelho natal, Ribeira Grande.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde