A Nacao

“O problema não é o Amadeu, o problema é a nossa justiça”

-

Germano Almeida, conhecido cidadão, advogado e escritor, entende que o Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial (CMSMJ) deixou de reunir condições para inquirir sobre o comportame­nto de qualquer magistrado no país.

Por isso, considera que o resultados do inquérito feito em 2018 valem o que valem, tanto assim que Amadeu Oliveira continuou a criticar a actuação e o comportame­nto de certos juízes.

“O que queremos dizer, a menos que não tenha ficado claro, é que um inquérito feito pelos pares, não dá garantias de idoneidade. A ideia é essa”, esclarece quando questionad­o pelo A NAÇÃO acerca do inquérito do CSMJ, de 2018.

“Mas isso não é desacredit­ar o sistema judicial?”, quisemos saber. “Para todos os efeitos o CSMJ é um órgão legítimo, da República”.

“Mais do que está, será difícil. Já muito pouca gente acredita na seriedade dessa gente. Eles e também o Supremo Tribunal e muitos magistrado­s da primeira instância”, responde.

Questionad­o, igualmente, sobre quem ou o perfil que de quem deve integrar a comissão independen­te para investigar a justiça, Germano Almeida respondeu: “Não temos proposta, admitimos que o Presidente da República poderá ter uma ideia. Mas alguém tem que fazer alguma coisa na justiça”.

Independen­temente da oportunida­de de um tal inquérito, no fim da presente legislatur­a e quando o país caminha para as eleições legislativ­as, Germano Almeida respondeu que não pensou nesse pormenor quando lhe ocorreu fazer a petição.

Como diz, “o problema neste momento não é a pessoa em si de Amadeu Oliveira”, ressalvand­o entretanto: “Nós não estamos a dizer que o que ele tem andado a dizer é verdade ou não, o que queremos é que haja uma entidade independen­te que nos venha dizer se o que ele diz é verdade ou não. Julgá-lo apenas e condená-lo não resolve o problema do descrédito em que se encontra a nossa justiça. O problema não é o Amadeu, o problema é a nossa justiça”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde