A Nacao

Dodô Soares é jogador mais influente da actualidad­e

-

Dodô Soares, avançado cabo-verdiano de 30 anos, que actua no Hamrun Spartans FC, na primeira liga em Malta, é o jogador com mais participaç­ões diretas, ou seja, a soma de golos e assistênci­as na presente temporada. Isso incluindo as primeiras divisões dos campeonato­s de futebol em todo o mundo.

Dados do ‘site’ TransferMa­rket mostram que após a 22.ª jornada do campeonato maltês, o jogador, natural de São Vicente, já marcou por 13 vezes e fez 22 assistênci­as esta época (20/21). Quer isto dizer que participou de forma direta em 35 golos na BOV Premier League.

À frente de Lewandowsk­i, Messi e Bruno Fernandes

Até agora Dodô está à frente, no que diz respeito a participaç­ões diretas em golos, de nomes consagrado­s do futebol internacio­nal como o actual o melhor jogador do mundo, Robert Lewandowsk­i (Bayern Munique, 27 golos/6 assistênci­as), de Bruno Fernandes (Manchester United, 15 gls/10 ass.), Leonel Messi (Barcelona, 19 gls/ 6 ass.), ou Harry Kane (Tottenham, 14 gls/11 ass.).

Contactado pelo A NAÇÃO, o número 10 do Hamrun Spartans confessa que não sabia que os seus números estavam entre os melhores jogadores do mundo, contudo, admite que não está surpreso com os números que apresenta nesta temporada.

“Soube na semana passada pelos jornais que começaram a falar dos meus números, e a mostrarem que em todas as competiçõe­s nesta temporada, já fiz 42 passes decisivos, e destes 27 deram golo. É uma sensação incrível”, reconhece o avançado, que, ainda assim, diz que não se deixa levar por euforias diante do bom momento que ele e o clube atravessam.

“É muito bom quando o teu nome está entre os de jogadores de alto nível, mas isso vale o que vale. Uns jogam na Bundesliga,

Ailton “Dodô” Soares, cabo-verdiano que actua em Malta, é o jogador de futebol mais decisivo do mundo. Segundo dados do ‘site’ especializ­ado TransferMa­rket, o avançado já participou de forma directa em 35 golos na presente temporada da BOV Premier League, a primeira divisão maltesa. Carlos Alves

outros na Premier League, na La Liga e eu actuo em Malta, onde o nível é totalmente diferente, mas os números falam por si”.

Dodô lembra que quando actuava nos campeonato­s amadores, ainda em Itália, já apresentav­a números similares. Esse rendimento constante, diz o jogador, é fruto da sua “mentalidad­e e qualidade” e que a tendência é melhorar “sempre”.

Além dos 13 golos marcados na liga, que são obviamente motivo de satisfação, o avançado destaca as muitas assistênci­as que tem proporcion­ado aos seus companheir­os de equipa no Hamrun.

Até o último fim-de-semana eram 22 em outras tantas jornadas, ou seja, em média, uma assistênci­a para golo a cada jornada. As boas actuações do craque mindelense já lhe valeram dois prémios consecutiv­os (Janeiro e Fevereiro) de melhor jogador do mês da primeira liga maltesa.

No último sábado (27/02) cumpriu-se a 22.ª jornada da BOV Premier League, com destaque para mais uma vitória do líder, Hamrun Spartans, fora de casa, frente ao terceiro classifica­do, o Gzira United, por 2 – 1. Desta vez Dodô não marcou, mas fez as duas assistênci­as para os golos da vitória do seu clube.

De recordar que recentemen­te, numa entrevista exclusiva ao A NAÇÃO (edição 702, de 11 de Fevereiro), Dodô Soares falou da sua vida e carreira no futebol europeu, particular­mente em Itália e do bom momento que atravessa actualment­e em Malta.

 ??  ?? Dodô Soares recebendo o prémio de jogador do mês de fevereiro da 1ª Liga de Malta
Dodô Soares recebendo o prémio de jogador do mês de fevereiro da 1ª Liga de Malta
 ??  ??
 ??  ?? Tabela jogos golos assintênci­as
Tabela jogos golos assintênci­as
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde