A Nacao

Camarões de boas memórias

-

Cabo Verde e Camarões já se defrontara­m em cinco ocasiões diferentes. O mais recente aconteceu em Novembro de 2019 e ditou um empate a zero.

Os dois primeiros embates entre estas duas formações acontecera­m em 2008 na qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo de 2010. Nesse ano, Cabo Verde perdeu os dois jogos por 2-0 (fora) e 2-1 (dentro).

Entretanto, a história dos confrontos referentes a 2012 é bem diferente e com um sabor especial para Cabo Verde. As duas selecções defrontara­m-se sendo que quem vencesse a eliminatór­ia iria se qualificar para o CAN 2013. Na primeira mão, Cabo Verde venceu, em casa, por 2-0, com golos de Ricardo e Djaniny. Na segunda mão perdeu por 2-1, e mesmo assim conseguiu a sua primeira ida a um Campeonato Africano das Nações. Heldon marcou de livre directo para Cabo Verde enquanto que Emaná e Olinga facturaram para a equipa da casa.

De lá para cá muito mudou para ambas as equipas, a começar pela ausência de público, que pesa muito na questão do factor casa. Mas os protagonis­tas também mudaram.

Do lote de jogadores convocados por Cabo Verde para o duplo embate com Camarões em 2012, apenas Vozinha, Marco Soares e Ryan ainda fazem parte do time. Bubista, o actual técnico da selecção nacional, era na altura adjunto de Lúcio Antunes.

Do lado dos Camarões, o ponta-de-lança do Bayern de Munique, Choupo-Moting, é o único resistente da selecção que tombou aos pés de Cabo Verde em 2013. Entretanto o avançado ficou de fora desta convocatór­ia devido a um mal-entendido entre a federação camaronesa e o clube que o atleta representa.

Cabo Verde recebe, esta sexta-feira, no Estádio Nacional, a seleção camaronesa, em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do Grupo F. Na próxima semana, a 30 de Março, Cabo Verde desloca-se a Moçambique para a derradeira jornada do Grupo F.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde