A Nacao

Cabo Verde qualifica-se para a CAN pela terceira vez e sem qualquer derrota

A selecção nacional de futebol apurou-se, na terça-feira (30), para o CAN 2021, após vitória sobre Moçambique por 1-0, em jogo da última jornada do grupo F de qualificaç­ão. A caminhada para a terceira presença dos “Tubarões Azuis” na maior montra do futeb

- Jason Fortes

Embalado pela vitória contra os Camarões na semana anterior, Cabo Verde estava obrigado a vencer Moçambique para assegurar a presença na CAN 2021, ainda que um empate pudesse ser suficiente, caso o Ruanda não triunfasse sobre Camarões no outro jogo do grupo F, também disputado terça-feira, 30.

Ao intervalo, a partida entre as selecções de Cabo Verde e Moçambique estava equilibrad­a com um ligeiro ascendente para os Mambas, que, mesmo jogando sem público, faziam valer o factor casa.

As equipas foram para o descanso com o resultado em 0-0, o mesmo que se verificava no outro jogo do grupo e que ia de encontra às aspirações dos comandados de Bubista.

Já na segunda parte, aos 58 minutos, o capitão, Marco Soares, inspirado em Heldon, que em 2012 fizera proeza semelhante em Yaoundé, apontou um livre que viria a terminar no fundo das redes de Moçambique. Antes de entrar a bola ainda sofreu um desvio de Faisal Bangal.

O golo qualificav­a Cabo Verde para o CAN, independen­temente do resultado do outro jogo do grupo. Até o final da partida, Moçambique viria a intensific­ar a sua pressão sobre a equipa cabo-verdiana, que teve em Vozinha um jogador bastante decisivo.

Com essa vitória, Cabo Verde qualificou-se na segunda posição com 10 pontos, fruto de quatro empates e duas vitórias.

Após o empate a zero com o Ruanda, Camarões terminou no primeiro lugar do grupo com 11 pontos. O Ruanda ficou em terceiro com seis pontos e Moçambique no último lugar com quatro pontos.

Qualificaç­ão sem derrotas

Esta vai ser a terceira presença de Cabo Verde num CAN e, apesar da qualificaç­ão não ter sido a melhor de sempre, foi a primeira vez que Cabo Verde se qualificou sem qualquer derrota.

Cabo Verde fez os dois primeiros jogos desta qualificaç­ão em Novembro de 2019. Na partida inaugural viajou até Camarões para empatar a zero com a equipa da casa.

Poucos dias depois, na segunda jornada, recebeu no Estádio Nacional, na cidade da Praia, a selecção do Moçambique. Viu-se a vencer logo aos seis minutos, com um golo de Garry Rodrigues, mas permitiu o empate aos 18 minutos (Telinho). Na segunda parte recolocou-se em vantagem aos 57 minutos por Ryan, mas em cima do minuto 90 permitiu novamente o empate (Quembo).

Depois veio a paragem devido à pandemia, que adiou os jogos da terceira e quarta jornada para Novembro de 2020.

Já sob o comando do seleccio

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde