A Nacao

Curiosidad­es sobre o maior certame do futebol africano

-

No último dia de qualificaç­ão para a 33ª Edição da Copa das Nações Africanas, que se realizará em solo camaronês, no próximo ano, decidi dar uma olhada em selecções que nunca estiveram no maior palco do futebol continenta­l.

Dos 56 membros da CAF (Confederaç­ão Africana de Futebol), 44 (ou seja, 79 por cento - %) viveram o momento patriótico de ouvir os seus hinos nacionais tocados na CAN/AFCON, enquanto dez (18%) nunca conheceram a alegria e o orgulho que marcam tal ocasião.

Comores e Gâmbia: estreantes do próximo CAN

Na próxima edição do maior torneio africano de futebol, mais duas nações terão essa oportunida­de de participar nessa competição. São elas Comores e Gâmbia.

No topo da lista dos países que nunca tiveram a proeza de se qualificar para uma fase final da CAN, está o membro mais jovem: o Sudão do Sul, que participou em apenas quatro campanhas classifica­tórias, desde a admissão ao organismo continenta­l, em 2012.

Também estão nesta lista: Somália, Chade, Eritreia e República Centro-Africana. Esses países, há muito que sofrem instabilid­ade política e guerras civis, o que afecta – e muito! - o cresciment­o e o desenvolvi­mento desportivo em cada um destes países.

A República Centro-Africana chegou perto na campanha do Gabão, terminando em segundo posto, atrás da RD Congo, que precisavam derrotar, no último jogo do Grupo B, para que pudessem garantir o sonho, em Setembro de 2016.

Guiné-Bissau: terceira participaç­ão consecutiv­a

A lusófona Nação-Irmã Guiné-Bissau, fará a sua terceira e consecutiv­a participaç­ão, ao lado dos “Tubarões Azuis” (de Cabo Verde), na próxima edição do maior certame do futebol africano que começa a Janeiro de 2022.

Durante a última edição, três equipas foram estreantes no torneio: Mauritânia, Madagáscar e Burundi. Desta vez, os debutantes da Maior Festa do Futebol Africano, serão Comores e Gâmbia.

Segue a lista completa dos países que nunca se qualificar­am para uma fase final da CAN/AFCON: República Centro-Africana, Chade, Djibuti, Eritreia, Lesoto, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Somália, Sudão do Sul e a (antiga) Suazilândi­a (presenteme­nte, com o nome de Eswatini).

Apenas 13 nações africanas se classifica­ram e participar­am na final das Copas do Mundo, a maior competição internacio­nal de futebol (até hoje!) São elas: Camarões (7 vezes), Nigéria (6), Marrocos (5), Tunísia (5), Argélia (4), Costa do Marfim (3), Egito (3), Gana (3), África do Sul (3), Senegal (2), Zaire (1), Angola (1) e Togo (1).

*Cabo-verdiano, residente nos Estados Unidos da América, agente/ intermediá­rio de jogadores e agente de jogo licenciado da FIFA

E-mail: tonyaraujo­nyc@gmail. com.

 ??  ?? Tony Araújo*
Tony Araújo*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde