A Nacao

Candidatur­as para a 3ª edição do Concurso Nacional de Dramaturgi­a decorrem até 31 de Maio

- Romice Monteiro

As candidatur­as para a terceira edição do Concurso Nacional de Dramaturgi­a estão abertas até ao próximo dia 31 de Maio. Quem escrever a melhor peça de teatro receberá um prémio monetário de 75 mil escudos, e verá a sua obra ser editada em livro, encenada e exibida, numa produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo.

Arrancou esta semana, a terceira edição do Concurso Nacional de Dramaturgi­a promovido pelo Centro Cultural Português de Cabo Verde (Praia e Pólo do Mindelo) do Camões I.P., em parceria com a Associação Artística e Cultural MINDELACT.

O certame tem como objectivo promover e despertar a escrita criativa, e valorizar a expressão literária em Língua Portuguesa, incentivan­do a produção de textos para teatro, com vista a realçar a arte cênica como um dos pilares representa­tivos da cultura cabo-verdiana.

Segundo o regulament­o, os concorrent­es devem ter idade igual, ou superior, a 16 anos no momento da candidatur­a, ser de nacionalid­ade cabo-verdiana e com residência permanente em Cabo Verde.

O mesmo diz ainda que um autor poderá submeter mais do que um texto a concurso desde que apresente uma candidatur­a por cada texto submetido.

De entre outras exigências, os textos submetidos devem ser da autoria dos concorrent­es, sem serem romances, novelas ou qualquer outro texto adaptado, independen­temente da autorizaçã­o dos autores. Submissão de novos tratamento­s ou versões corrigidas dos textos já enviados, ou entregues, não serão aceites.

Os textos devem ser redigidos em Língua Portuguesa podendo, no entanto, conter partes em outros idiomas, nomeadamen­te na Língua Cabo-verdiana. Os interessad­os deverão enviar o original da sua autoria, em formato A4, em ficheiro PDF ou Word, sem qualquer restrição quanto ao número de páginas.

As candidatur­as devem ser entregues até o dia 31 de Maio, através dos correios electrónic­os ( ccp.praia@gmail.com ou ic.ccpmindelo@gmail.com).

O vencedor do concurso será conhecido no dia 5 de Julho e a entrega de prémio está agendada para Outubro, no âmbito das comemoraçõ­es do Dia Nacional da Cultura. Para além do valor monetário de 75 mil escudos, o autor da peça vencedora terá os direitos de representa­ção da carreira de estreia da peça, para além da edição em livro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde