A Nacao

“Os dias de Birgitt” na Praia

- Romice Monteiro

Estreia esta quinta-feira,15, na cidade da Praia, a peça teatral “Os dias de Birgitt”, da companhia de teatro “Sikinada”. O enredo, da autoria de Mário Lúcio Sousa, é encenado por João Paulo Brito. A peça estará ainda em cena também nos dias 16 e 17, sempre no palco do Centro Cultural Português (CCP), da Praia.

OCentro Cultural Português acolhe nesta quinta-feira,15, o espetáculo de teatro “Os dias de Brigitt”, aquela que é a 6ª produção da companhia de teatro “Sikinada”.

A peça que teve a sua primeira estreia em 2019, no festival Mindelact estava a ser preparada para ser apresentad­a na Praia, quando se deu o início da pandemia no país, em Março de 2020.

Segundo a sinopse, “Os Dias de Birgitt” conta a história de uma mulher que, de um dia para o outro, é confrontad­a com uma doença terminal.

“A senhora tem vinte e um dias de vida, foi dessa forma que ela recebeu a notícia, com um turbilhão de sentimento­s”, lê-se na sinopse. Baseado numa história real O texto da autoria do cantor, poeta e dramaturgo Mário Lúcio “tem uma abordagem contemporâ­nea, no limite entre a sobriedade e o humor, de uma temática cada vez mais presente nas nossas sociedades”.

“É uma peça que escrevi em homenagem à minha amiga Birgit, sueca que trabalhou em Cabo Verde, e a última vez que a vi, em Angelholm, na Suécia, disse-me que só tinha 21 dias de vida. Faleceu nesse prazo, vítima de cancro. É sobre os seus preciosos 21 dias que eu escrevo, com alegria, gratidão, paz e vontade de partilha das percepções que a vida nos oferece sobre si mesma” escreveu o Mário Lúcio Sousa na sua página oficial do Facebook, convidando os praienses a assistirem e “abraçarem” o espetáculo encenado por João Paulo Brito e interpreta­do Elisabete Gonçalves, Patrícia Leite e Raquel Monteiro.

O espetáculo vai ser apresentad­o por três dias seguintes: quinta,15, sexta-16, e sábado,17, no Centro Cultural Português, pelas 20 horas. Isto, para abranger um público maior tendo em conta a lotação do espaço limitado devido a situação da pandemia.

A entrada para o espetáculo é livre, mediante a reserva de bilhetes. No entanto, os bilhetes para os três dias de espetáculo­s já se esgotaram, segundo o CCP.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde