A Nacao

Stress anual

-

Apenas nove países estabelece­m acordos de derrogação de normas de origens com a União Europeia e Cabo Verde é um deles. No caso deste arquipélag­o o acordo permite à Frescomar, a nossa maior empresa exportador­a, comprar pescado de outras origens para a confecção dos seus produtos de conserva. Essa derrogação implica ainda a adopção de um conjunto de normas sanitárias e de conservaçã­o ambiental que Cabo Verde é obrigado a seguir.

Anualmente, ou seja, há 13 anos que empresa cabo-verdiana de transforma­ção e conservaçã­o de pescado vem sendo confrontad­a com esta situação relativa à derrogação das normas de origens, tendo em conta que é obrigada a comprar pescado em embarcaçõe­s fora da jurisdição cabo-verdiana e europeia para poder suprir as suas necessidad­es de exportação para o mercado europeu.

Com isso, anualmente, a Frescomar coloca o governo e o país em stress ameaçando despedir os trabalhado­res caso não forma renovado o acordo de derrogação das normas de origens. Este assunto entra também, por altura da campanha eleitoral, na agenda política, pelos mesmos motivos.

Desta vez, o prazo foi alargado para três anos. Este tempo é referido como sendo suficiente para as autoridade­s cabo-verdianas tentarem resolver, definitiva­mente, o problema da frota nacional de pesca, capaz de garantir a matéria prima para que a Frescomar possa laborar sem stress.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde