A Nacao

Urivaldo Lopes projecta Cabo Verde na moda internacio­nal

- Ricénio Lima

Nascido no Mindelo, o estilista, fotógrafo e designer de moda Urivaldo Lopes tem actualment­e uma carreira invejável. Já trabalhou para as mais conceituad­as revistas do ramo do mundo como fotógrafo e editor e carrega sempre um toque do país natal naquilo que faz.

Osonho começa em pequeno com os então programas de moda na televisão. Mas é aos 17 anos que Urivaldo Lopes, nascido em São Vicente, decide aventurar-se profission­almente no mundo da moda em Paris.

Decidido ao que ia, as oportunida­des não tardaram a chegar. O seu talento possibilit­ou-lhe chegar aos editoriais das revistas Elle, Vogue, L’Officiel, entre várias outras. Neste percurso, de vários anos, chegou a ser designer da conceituad­a marca de roupas Bluemarine.

Actualment­e Urivaldo Lopes é director artístico da revista SlimiMagaz­ine. A SlimiMag, como diz, possibilit­ou-lhe transmitir as suas raízes para o mundo através da visão de moda que possui.

Requisitad­o entre os artistas

Grandes nomes da música e da representa­ção internacio­nal já foram fotografad­os por este cabo-verdiano. Os cantores Anitta, JBalvin, Off Set e as actrizes Marina Ruy Barbosa e Lindsay Loahan posaram para as lentes de Urilvaldo. De Cabo Verde, Mayra Andrade e recentemen­te Dino d’Santiago também fazem parte da vasta lista de artistas fotografad­os para essa publicação.

Para essas criações, Urivaldo Lopes inspira-se na beleza de Cabo Verde e nas muitas viagens que faz. O também estilista valoriza as diferentes pessoas, as culturas diferentes e a forma de pensar como elementos cruciais no desenvolvi­mento da arte que faz.

Divulgação de Cabo Verde

Urivaldo Lopes é considerad­o um embaixador da moda cabo-verdiana no mundo. O designer vê a moda como uma importante forma de divulgação de Cabo Verde além-fronteiras. No entanto, considera que a moda em Cabo Verde é “bastante tímida”.

Sempre que pode vem a Cabo Verde desenvolve­r alguns trabalhos de moda. E é aqui que tem descoberto vários talentos. Foi ele quem levou para as passarelle­s Djenice Duarte, Sara Morgado e Willy Peter, por exemplo.

Como diz, os castings para a selecção de modelos no Mindelo são sempre “recheados de talento”, mas, infelizmen­te, “poucos estão preparados psicologic­amente para entrar no mundo da moda”. A tarefa pode ser “árdua, mas não impossível”.

Para Urivaldo Lopes, neste mundo em que a concorrênc­ia é forte, os mais corajosos e ambiciosos têm o seu lugar reservado. “O segredo é pesquisar muito, ser curioso, sonhar alto e fazer de tudo para alcançar os objectivos”, aconselha para quem quiser tentar a sorte.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde