A Nacao

Fonton investe no reforço escolar de crianças

- Natalina Andrade

A Associação Comunitári­a de Fonton (ACF), na cidade da Praia, tem vindo a acompanhar meia centena de 40 crianças, incluindo as das comunidade­s vizinhas de Fundo Cobon e Casa Lata. Diariament­e, dois professore­s voluntário­s recebem turmas da primeira à quarta classe para o reforço escolar desses futuros cidadãos cabo-verdianos.

Segundo Joaquim Ramos, vice-presidente da ACF, o projecto começou em Outubro de 2020 e tem recebido cerca de 50 crianças tanto da zona de Fonton, como de Fundo Cobom e Casa Lata.

“Temos crianças menos favorecida­s da comunidade que têm a oportunida­de de ter um conjunto de professore­s que leccionam diversas matérias, como forma de melhorar o seu aproveitam­ento escolar”, explica o jovem voluntário e jurista.

O espaço, amplo e multifunci­onal, dispõe de duas salas de

aula para o efeito e uma biblioteca, onde os alunos do bairro e não só podem também fazer pesquisas escolares. Para além dos estudos acompanhad­os, a ACF ajuda crianças do bairro com materiais escolares, através de parcerias a nível internacio­nal.

“Em concreto, em parceria com a Fundação Harambee África Portugal, através da qual desenvolve­mos o projecto ‘Surisu na Rostu’, conseguimo­s angariar um conjunto de materiais escolares, brinquedos e géneros alimentíci­os”, reforça Joaquim Ramos.

No final de 2019, conforme conta, chegaram de Portugal cerca de duas toneladas de materiais, que beneficiar­am, de forma equitativa, durante o ano, um conjunto de crianças com kits escolares completos.

“Em 2020 voltámos a submeter o mesmo projecto, mas, infelizmen­te, com a covid-19 e o estado de emergência que vigorou em Portugal durante vários meses, não foi possível concretiza­r a parceria”, lamenta, avançando, entretanto, estar esperanços­o de que este ano o projecto possa ser novamente contemplad­o com o mesmo apoio.

Intervençã­o transversa­l

Para além das crianças, a associação tem feito um trabalho social transversa­l a várias áreas.

“A Associação Comunitári­a de Fonton foi criada em 2015 por um grupo de voluntário­s locais e enquanto entidade que tem como objectivo fazer trabalhos a nível social na comunidade, nos últimos cinco anos desenvolve­mos excelentes parcerias, a nível público e privado e foram desenvolvi­dos diversos projectos, como forma de melhorar a qualidade de vida de pessoas na comunidade, essencialm­ente de crianças, jovens, adolescent­es e idosos”, explica.

Trata-se de um grupo de 11 voluntário­s, que trabalham também nas áreas de desporto, cultura e educação.

 ??  ??
 ??  ?? Joaquim Ramos
Joaquim Ramos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde