A Nacao

Quase tudo na mesma

-

O Governo da X Legislatur­a deverá ter uma estrutura muito similar ao do mandato que ora finda e as caras serão praticamen­te as mesmas, salvo duas ou três entradas.

Ou seja, haverá um alargament­o como tem sido o timbre do primeiro-ministro que começou com um elenco governamen­tal “enxuto” com 12 membros e terminou com 18. Com as novas entradas termina, uma vez mais, a “fantasia” do Governo reduzido em Cabo Verde.

Perspectiv­a-se a entrada de Joana Rosa para Justiça, enquanto a actual titular dessa pasta, Janine Lélis, assumirá a Defesa, num percurso similar à de Cristina Fontes Lima que transitou da Justiça para o Ministério que tutela as Forças Armadas.

Filomena Gonçalves é apontada como próxima ministra da Presidênci­a do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamenta­res, enquanto Fernando Elísio Freire, que teve essas pastas durante a IX Legislatur­a, passa a assumir definitiva­mente o Ministério da Família e Inclusão Social e fala-se na possibilid­ade de o mesmo vir a assumir a coordenaçã­o económica.

O secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, será “promovido” a ministro da Juventude e Desporto e o mesmo deverá acontecer com a secretária de Estado para a Modernizaç­ão Administra­tiva, Edna Oliveira.

Lourenço Lopes deverá entrar para o Governo para assumir as funções de secretário de Estado da Comunicaçã­o Social.

Quanto ao resto, o Governo da X Legislatur­a, que será empossado no dia 20, deverá ficar tudo na mesma, em relação ao mandato que ora termina.

Entretanto, o imbróglio surgido em torno da composição da Mesa da Assembleia Nacional, ao que A NAÇÃO conseguiu apurar, tem levado Ulisses Correia e Silva a repensar as suas ideias iniciais de Governo. Por isso, até que o problema parlamenta­r seja definitiva­mente resolvido, na quarta-feira da próxima semana, o melhor a fazer é esperar pela lista definitiva dos membros do Executivo da X Legislatur­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde