A Nacao

Stock de vacinas existentes não é suficiente para alargar vacina a outros grupos

- Natalina Andrade

Esta segunda-feira, o director nacional da saúde, Jorge Noel Barreto, avançou que cerca de 19 mil pessoas já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina. Destes, mais de 12 mil são idosos.

No que toca aos profission­ais de saúde, 95% já foram imunizados com a primeira dose e 70% já estão completame­nte vacinados.

“Um total de 12.676 pessoas idosas já recebeu a primeira dose da vacina, e insistimos com as pessoas que têm 65 anos ou mais, que já se inscrevera­m, mas ainda não foram contactado­s, que entrem em contactos com o centro de saúde ou a delegacia de saúde mais próximo da sua residência para saber o que se passa”, alertou ainda o epidemiolo­gista.

Situação crítica

Entre 26 de Abril a 09 de Maio foram processada­s mais de 21 mil amostras, dos quais 4.093 resultaram positivas, numa média de 285 casos diários. Em comparação com o período anterior, estes números

O stock de vacinas existentes no país no momento não chega para alargar a vacinação a outros grupos, para além de profission­ais de saúde e idosos. Entretanto, o Governo já está a fazer contactos com parceiros para adquirir mais vacinas, segundo anunciou na segunda-feira o Director Nacional da Saúde.

revelam um aumento, embora com diferenças entre um período e outro.

No momento nenhum concelho do país apresenta taxa de incidência acumulada abaixo dos 25 por 100 mil habitantes. A nível nacional, a taxa de incidência acumulada está em 727 por 100 mil habitantes, o que, segundo Jorge Barreto, poderá levar o país ao pico da doença.

“Os casos estão a aumentar e a nossa preocupaçã­o mantém-se, mas teremos de aguardar por mais alguns dias para ver se as medidas anunciadas pelo Governo recentemen­te começam a ter efeitos”, adiantou, alertando, uma vez mais, que a situação é crítica.

Até esta terça-feira, 11, Cabo Verde acumulava 2766 casos activos da covid-19, para um total de 26.709 casos registados e 236 óbitos. Praia é o concelho com mais infecções activas – 1130, seguido de São Vicente – 378, Sal – 281, Ribeira Brava – 147, Porto Novo – 107, Santa Catarina – 104, Ribeira Grande de Santo Antão – 101, Boa Vista - 78 e Maio – 76. Outros 13 concelhos têm entre cinco a 44 casos activos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde