A Nacao

Produtores queixam-se de roubos

-

A onda de roubo dos produtos nas propriedad­es agrícolas é uma outra preocupaçã­o dos agricultor­es em Santiago. Victor Varela diz que em Santa Cruz ele e os seus pares estão “afrontados” com a invasão e roubos de banana e mandioca nas suas parcelas. Por isso, pede às autoridade­s que coloquem guardas florestais para os ajudar a fiscalizar e a combater o problema. Mas também pede uma punição mais severa para os ladrões.

“O agricultor passa mais de três dias, por semana, entre a esquadra da Polícia Nacional e o Tribunal a apresentar queixa no sentido de resolver o problema dos roubos, quase sempre sem sucesso porque o ladrão, às vezes, nem é chamado ou quando é chamado não é preso e volta a roubar no mesmo dia. É preciso acabar com isso porque os agricultor­es não podem continuar a trabalhar e não desfrutar do seu trabalho”, desabafa.

Conforme este operador, actualment­e para tentar combater o roubo, os agricultor­es têm estado a utilizar tinta para marcar a banana e a papaia. “Alguns compradore­s reclamam porque essa prática deixa a banana com um mau aspecto, mas não temos outra solução. Além disso, mesmo assim, continuamo­s a ser roubados, uma vez que os ladrões levam os produtos no saco”.

Victor Varela afirma que a escassez de alguns produtos e o aumento do seu preço no mercado deve-se também à prática de roubos, sobretudo da mandioca e da banana. “A situação é aflitiva”, garante, para concluir.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde