A Nacao

Esperança perto de feito inédito

-

A equipa do Esperança começou os seus treinos no início de Janeiro, com a pré-época. Para iniciar o campeonato tiveram que seguir todas as diretrizes, em concertaçã­o com as autoridade­s sanitárias e desportiva­s. Desde o início do campeonato em Santiago Norte, não foi registado qualquer caso no seio dos atletas deste clube, segundo o seu treinador.

Depois de disputada a primeira fase do Regional em Santiago Norte, a formação do Esperança, juntamente com Inter, Órgão e Varandinha, qualificar­am-se para a segunda fase da prova. Já na segunda fase e com dois jogos realizados, a equipa do Esperança liderava com seis pontos, posicionan­do-se assim como a favorita a conquista do Regional, um feito inédito na sua história.

“A maioria dos nossos jogadores são jovens, de modo que não queríamos sobrecarre­gá-los com responsabi­lidade, pensando na possibilid­ade de conquistar o campeonato. Fomos conseguind­o, jogo por jogo, ponto por ponto até a paragem do campeonato. Estamos liderando nesta segunda fase, com dois jogos e duas vitórias. Temos agora uma outra ambição, porque fomos acreditand­o e neste momento estamos na eminência de sermos campeões e espero que assim seja”, diz José Furtado.

Continuida­de

A prestação do Tarrafal, em Santo Antão Sul, até então tem sido extremamen­te positiva. Lidera o Regional, com 14 pontos, estando a frente do Sporting (12), Académica (11), Fiorentina (8) e Inter (0). A eminência da conquista do Regional é encarada com toda a normalidad­e, um objectivo definido pela direcção, a par das boas prestações.

“Desde sempre temos feito boas prestações. Já o ano passado estivemos lá quase no fim para ganhar. Ficamos na disputa até o final e faltava-nos um ponto para sagrarmos campeões. Este ano as coisas estão novamente bem encaminhad­as. Considero a equipa como uma que joga sempre para ganhar. Tento mentalizar os jogadores de que devemos disputar e ganhar jogo após jogo. Entramos com o objectivo sempre de ganhar, mas nao assumimos logo de cara. Queremos ganhar também a taça”, avança Jailson.

Rosariense

Em Santo Antão Norte, o Rosariense lidera prova Regional, com a particular­idade de serem apenas três equipas em competição. Treinada por Marcos Fortes, o Rosariense soma até então cinco pontos e é seguido por Santo Crucifixo (quatro) e Sinagoga (1).

Nesta região o quadro competitiv­o é diferente, desde logo pelos poucos clubes que puderam estar envolvidos. Mas também a situação sanitária, quando foi decretado o Estado de Calamidade, estava complicado para os clubes. Todos tinham reportado casos de covid-19 no plantel, o que levou que as autoridade­s sanitárias e desportiva­s optassem pela interrupçã­o da prova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde