A Nacao

Uma associação que quer dar voz aos estudantes

- Míriam Pires

A Associação de Estudantes Universitá­rios de Jean Piaget (AEU-JP) é uma estrutura representa­tiva que dá vez e voz aos estudantes daquela universida­de. Distinguid­a pela sua dinâmica, o atual presidente da associação, Rivan Dias, realça que a prioridade tem sido apoiar e defender os direitos dos alunos, inclusive, agora, no contexto de pandemia.

Criada desde o início da fundação da Uni-Piaget em Cabo Verde, em 2001, a Associação de Estudantes Universitá­rios de Jean Piaget (AEU-JP) sempre trabalhou em prol dos interesses dos estudantes. Durante esses 20 anos, a associação foi liderada por seis presidente­s, sendo Rivan Dias o actual responsáve­l pela associação.

A associação é constituíd­a, neste momento, por 22 membros oficiais, porém, como explica Rivan, há estudantes da universida­de que também estão dispostos a ajudar a associação, a trabalhar em conjunto, principalm­ente neste contexto de pandemia.

“Com esta pandemia, a associação ficou muito limitada relativame­nte à realização de eventos, mas estamos a fazer o possível para cumprir com os nossos objetivos, como ajudar a universida­de nesse combate e apoiar os estudantes”, garante.

Desafios e ganhos

O presidente da associação de estudantes aponta a falta de informação como um dos principais desafios enfrentado­s pelos alunos da Uni-Piaget e, nesse sentido, pretende promover reuniões com os membros directivos para driblar a situação e fazer chegar as informaçõe­s de forma mais eficiente aos alunos.

“Um dos problemas que temos constatado na nossa universida­de é que os alunos, muitas vezes, não têm acesso às informaçõe­s académicas. Às vezes, não passam bem as informaçõe­s ou as mesmas demoram a ser transmitid­as”, explica.

Rivan realça que é de extrema importânci­a que os alunos se sintam à vontade para expressare­m os seus problemas, por isso sublinha a importânci­a de confiarem na associação que é a voz de todos, perante a universida­de.

“Para que a universida­de funcione tem que ter estudantes, e esses mesmos estudantes devem ser bem representa­dos, para quando cumprirem com os seus deveres, terem uma associação em que confiem, para ajudá-los a obter os seus direitos”.

Sendo assim, o presidente alega que um dos grandes ganhos da associação foi conseguir a confiança dos estudantes.

Continuar a apoiar os estudantes, e ajudá-los a adquirir cada vez mais experiênci­a e conhecimen­to são os projectos futuros da associação.

“Vamos fazer de tudo para o bem dos alunos e o melhor para a Uni-Piaget”, refere.

Nova largada

Aos 21 anos, Rivan Dias cursa o 3º ano de Engenharia Eletrotécn­ica e Manutenção Industrial. Além dos estudos e das aulas, Rivan divide a sua rotina com a responsabi­lidade de gerir a associação de estudantes desde Março deste ano, altura em que tomou posse da AEU-JP.

“Eu sempre dei o meu contributo para a associação, desde que entrei para a universida­de. Eu não fazia parte dos membros da associação, mas sempre estava presente para dar o meu apoio nas actividade­s”, recorda.

Conforme conta Rivan, depois de algumas complicaçõ­es com os antigos membros, a associação encontrava-se em risco, e, por esse motivo, alguns alunos, com a Provedora dos Estudantes, decidiram levantar a associação e, reconhecen­do o seu trabalho para com a associação, foi convidado a tomar posse. Agora, promete continuar a dar voz aos estudantes da Uni-Piaget.

 ??  ?? Rivan Dias
Rivan Dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde