A Nacao

Programa Volta pa kasa

-

Uma das principais dificuldad­es das universida­des é a questão do cumpriment­o do pagamento de propinas por parte dos alunos.

Uma realidade que o reitor, Wlodzimier­z Szymaniak, reconhece também na Uni-Piaget, admitindo que “sem dúvida é um problema sério”. Contudo, avança que se um estudante tem dificuldad­es económicas, “a universida­de normalment­e aceita planos de pagamento”.

Outra das questões é o facto de muitos alunos não concluírem logo o curso, deixando a apresentaç­ão da monografia “pendurada”.

“Na realidade de Cabo Verde muitos estudantes podem encontrar o primeiro emprego ainda antes de concluir o curso. Depois nem sempre conseguem conciliar o trabalho com os estudos. A memória de licenciatu­ra ou projeto final, exigem trabalho sistemátic­o e dedicação. Nem todos sabem estipular as prioridade­s”, justifica.

Para driblar a situação, a universida­de tem o programa “Volta pa kasa” que se destina às pessoas que abandonara­m a universida­de sem grau académico.

O programa consiste na possibilid­ade da creditação de competênci­as adquiridas no mercado laboral, a orientação on-line, seminários de reforço metodológi­co, entre outros.

Ao longo destes 20 anos já passaram mais de 10 mil alunos pela instituiçã­o, estando actualment­e inscritos 2 mil, mas a taxa de alunos com curso concluído está abaixo dos 40%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde