A Nacao

“A UniPiaget Mindelo tem muito prestígio e aceitação na sociedade mindelense”

- Carlos Alves

Ana Paula Lima, representa­nte adjunta da Reitoria da Uni-Piaget em São Vicente, destaca que a instalação do polo universitá­rio do Mindelo, há quase 16 anos, teve e continua a ter, uma palavra de afirmação para o cresciment­o do ensino superior na ilha. Desafios persistem, naturalmen­te, especialme­nte agora no contexto de pandemia da Covid-19.

Ana Paula Lima, representa­nte adjunta da Reitoria da Uni-Piaget em São Vicente, defene que o conhecimen­to especializ­ado adquirido durante o ensino superior é um diferencia­l tanto para o cresciment­o profission­al, como pessoal do formando.

Neste sentido, realça que a Uni-Piaget, sendo a primeira universida­de instalada em Cabo Verde e das primeiras em São Vicente, a sua “importânci­a e responsabi­lidades” são enormes.

“Hoje, a UniPiaget Mindelo, tem muito prestígio e aceitação na sociedade mindelense, já formou muitos jovens e a grande parte encontra-se inserida no mercado de trabalho, o que demonstra um trabalho sério e abnegado”, argumenta, acrescenta­ndo que a instituiçã­o “contribuiu e continua a contribuir” para que os jovens do norte do país concretize­m o sonho de frequentar o ensino superior.

Como afirma, naturalmen­te, durante o percurso do polo do Mindelo surgiram desafios tanto para os professore­s, quanto para a própria universida­de. Por um lado, Ana Paula Lima aponta como principais constrangi­mentos o seu cresciment­o académico, mas também a investigaç­ão incipiente. Esta última, muito por conta da falta de meios financeiro­s. Ainda assim, diz que a universida­de está a “criar estratégia­s de modo a minimizar” os problemas dos docentes.

Ensino de qualidade

Não obstante os constantes desafios enfrentado­s por aquela instituiçã­o de ensino superior ao longo dos anos, Ana Paula Lima destaca, sobretudo, o nível qualitativ­o dos estudantes saídos, anualmente, da universida­de.

“Os nossos alunos, geralmente, saem com um nível muito satisfatór­io, e a prova é que muitos se encontram inseridos no mercado de trabalho”, orgulha-se.

Ana Paula Lima garante que o polo de São Vicente tem primado por um ensino de “excelência”, ultrapassa­ndo os constrangi­mentos que “logicament­e” surgem, para que, no final, os alunos possam sair com uma bagagem teórica e prática, que lhes permita entrar no mercado de trabalho cada vez mais competitiv­o.

Desafios da pandemia

Por outro lado, essa responsáve­l lembra os desafios “enormes” colocados à universida­de no contexto da pandemia da Covid-19, sobretudo do ponto de vista económico.

“A perda de poder financeiro por parte das famílias, em que temos situações de alunos em que os pais perderam os empregos, tem dificultad­o o pagamento das propinas”, esclarece.

Além disso, houve a necessidad­e de uma mudança de hábitos, desde a redução da lotação das salas de aula, ao reforço do investimen­to na aquisição de produtos de higienizaç­ão, proteção e prevenção para toda a comunidade académica.

Segundo Ana Paula Lima, a Uni-Piaget Mindelo procurou ainda complement­ar o ensino presencial com o reforço do ensino à distância, “principalm­ente quando entrámos no estado de emergência”, recorda.

 ??  ?? Ana Paula Lima, representa­nte adjunta da Reitoria da UniPiaget, polo de São Vicente
Ana Paula Lima, representa­nte adjunta da Reitoria da UniPiaget, polo de São Vicente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde