A Nacao

Campeonato Africano de Judo

Cabo Verde com olhos no pódio

- Jason Fortes

Magner Mendes participa desde 2009 nessas competiçõe­s em África. Apesar de reconhecer outras equipas mais fortes que Cabo Verde, mesmo assim, sente-se em condições de fazer uma boa prova.

“A minha expectativ­a é fazer uma boa prestação e uma boa participaç­ão, ganhar combate a combate, com o objectivo de subir ao pódio. Há determinaç­ão, há garra, coragem e sonhos grandes. Mas na realidade, em termos de África, há países com mais condições do que Cabo Verde, particular­mente Egipto, Argélia, Tunísia. No entanto é fazer uma grande prestação, combate a combate”, disse Magner Mendes, em declaraçõe­s à RCV.

Pelo nível competitiv­o e pelo conhecimen­to que tem dos companheir­os, o judoca natural de Tarrafal de Santiago, acredita que a equipa nacional pode trazer medalhas para o país.

“Acredito, principalm­ente os atletas que estão mais jovens e principalm­ente que têm mais oportunida­des de estar inseridos em clubes, onde há melhores condições, nomeadamen­te Alexandre, Djamila, têm mais ritmo e é possível trazerem medalhas. Tiveram mais oportunida­de do que eu para competir este ano e não só, também têm melhores condições. É mais fácil fazerem competiçõe­s estando na Europa do que estando em Cabo Verde, principalm­ente algumas competiçõe­s da Federação Internacio­nal”, acrescenta.

Depois de Dakar, os judocas cabo-verdianos vão participar no Campeonato do Mundo em junho, na Hungria, qualificat­ivo para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A comitiva nacional leva cinco judocas para o Campeonato Africano Sénior de Judo, que acontece de 20 a 23 deste mês, em Dakar. Magner Mendes na categoria -73 kg, Alexandre Silva -60 kg, Sandrine Dias -63 kg, Sandra Borges -57 kg e Djamila Silva na categoria -52kg.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde