A Nacao

Parlamento com maior taxa de deputadas de sempre

-

O Parlamento da X Legislatur­a possui o maior número de deputadas de sempre. São no total 27 mulheres contra 17 da Legislatur­a anterior. Um marco “incomensur­ável” que só podia ser alcançado em 2036, segundo Lúcia Passos, presidente da Rede de Mulheres Parlamenta­res, reeleita nas eleições de Abril passado para mais um mandato, depois da sua estreia em 2016.

A Lei da Paridade, aprovada na legislatur­a anterior, é a grande responsáve­l pelo aumento da representa­ção feminina na política, em jeito de reposição da justiça social e política. De 2016 para a actual Legislatur­a houve um cresciment­o de 14%, se comparado com o ranking das Legislatur­as anteriores. Em África Cabo Verde era tido como um dos países mais desiguais em termos de representa­ção parlamenta­r por género.

“Desde a Independên­cia até este momento, a taxa média de cresciment­o de mulheres por Legislatur­a estava nos 3,9%, o que significa que de 2016 para 2021 houve um cresciment­o de 14%, o que equivale a 3,5 Legislatur­as de cinco anos cada. É um ganho incomensur­ável da Lei da Paridade na remoção das barreiras que impediam as mulheres de fazerem uma participaç­ão política”, admite Lúcia Passos.

A presidente da Rede de Mulheres Parlamenta­res reconhece que os desafios passam por proporcion­ar a participaç­ão de mais mulheres no parlamento e nas autarquias e na existência de orçamento que leve em conta a igualdade de género. Para a nova direcção da rede, há que se fazer a fiscalizaç­ão pós-legislativ­as e avaliar a aplicação de leis que promovem a igualdade de género, segundo Passos.

Para já, a regulament­ação da Lei das Testemunha­s no quadro da VBG e aprovação da Lei sobre o abuso sexual de menores são prioridade­s.

Além do Parlamento, neste momento é que outros órgãos do poder - caso do Governo – venham a ter uma melhor representa­tividade em termos de género. O último governo de José Maria Neves foi o que mais longe foi nesta matéria, tendo havido uma altura em que havia no Executivo mais mulheres do que homens. Acusado de pouco sensível nesta matéria, o novo Governo de Ulisses Correia e Silva a ser empossado nos próximos dias vai apresentar um maior equilibro que o anterior. Dos 28 membros, oito são mulheres.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde