A Nacao

Museus de portas abertas em Maio

- A Redacção

O Instituto do Património Cultural (IPC) promove durante todo este mês de Maio um vasto programa em comemoraçã­o ao Dia Internacio­nal dos Museus, assinalado a 18 de Maio. Sob o lema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, as actividade­s iniciaram com a apresentaç­ão da live “O inventário como base para a salvaguard­a do acervo. O caso do Museu de Arqueologi­a”.

Acoordenad­ora dos museus, Ana Samira Silva, avança que estão previstas visitas guiadas aos museus da Tabanca e da Arqueologi­a, lançamento de um projecto memória no museu etnográfic­o da Praia e a participaç­ão de Cabo Verde num ‘webinar’ internacio­nal sobre os desafios e oportunida­des dos museus em tempos de pandemia.

Ainda no decorrer deste mês, serão realizadas exposições temporária­s no Museu da Tabanca e na Escola Secundária Alfredo Silva, em Santa Cruz, encontro de reflexão com os grupos de tabanca no contexto de crise e acção de formação sobre a importânci­a dos museus para o desenvolvi­mento sustentáve­l no município de Santa Cruz.

A realização de várias actividade­s para assinalar a data, segundo aquela responsáve­l, visa chamar a atenção das comunidade­s sobre o papel e a importânci­a dos museus e fortalecer o contexto museológic­o nacional.

O Dia Internacio­nal dos Museus, 18 de Maio, foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacio­nal de Museus, um organismo que integra a Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objectivo é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica ou contemporâ­nea.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde