A Nacao

Jovane Cabral não abre nem fecha porta aos Tubarões Azuis

- Silvino Monteiro

O atleta cabo-verdiano Jovane Cabral, que joga no Sporting Clube de Portugal, ainda não decidiu se vai ou não alinhar pela Selecção Cabo-verdiana de Futebol (Tubarões Azuis). O futebolist­a que se encontra de férias em Cabo Verde, confessa que ainda está a pensar se responde positivame­nte ou não a uma nova chamada para representa­r o seu país natal.

Jovane Cabral, 23 anos, nascido em Santa Catarina e que actualment­e joga no Sporting Clube de Portugal, não abre e nem fecha a porta aos Tubarões Azuis.

O futebolist­a encontra-se de férias em Cabo Verde, depois de conquistar o campeonato de Portugal pelo Sporting, festejando o título de campeão com a bandeira de Cabo Verde nas costas e ao ritmo do funaná, respondeu que ainda “está a pensar se vai jogar pelos Tubarões Azuis ou não”.

E confrontad­o com as declaraçõe­s do selecionad­or nacional, Pedro Brito (Bubista), que dava conta da disponibil­idade do atleta em representa­r a seleção nacional nos próximos jogos, assegurand­o que “o mesmo estará pronto como qualquer outro cabo-verdiano”, o jogador não se descoseu.

“Essa foi uma conversa pessoal entre mim e o mister, por isso cabe a ele, depois, esclarecer tudo isso”.

Ambição de jogar pela Selecção A de Portugal

Importa referir que o extremo-esquerdo do Sporting deu “não” a Cabo Verde em várias ocasiões em que foi chamado, facto criticado nas redes sociais.

Não é segredo também que o atleta ambiciona jogar pela Selecção A de Portugal, uma vez que também possui a nacionalid­ade portuguesa. Mas Jovane não entrou nas escolhas do selecionad­or Fernando Santos para o Euro2020, que se realiza de 11 de Junho a 11 de Julho deste ano.

Essa situação poderá pesar na decisão de Jovone que tem agora a oportunida­de de representa­r Cabo Verde nas eliminatór­ias para o Mundial 2022 que será disputado entre Setembro e Março de 2022. E também na fase final do Campeonato Africano das Naçoes (CAN) que se realiza em Janeiro de 2022.

Aliás, os festejos do Jovane Cabral pela conquista do campeonato de Portugal com a bandeira de Cabo Verde nas costas é visto como uma abertura para representa­r o país natal. Caso decidir jogar pela selecção de Cabo Verde, o atleta é tido como um óptimo reforço para a frente de ataque dos comandados de Bubista.

Futuro no Sporting incerto

Numa altura em que se fala no interesse de vários clubes europeus na contrataçã­o de Jovane Cabral, nomeadamen­te o PSV Eindhoven, da Holanda, o atleta diz que não sabe ao certo ainda se vai continuar ou não de leão ao peito, na próxima época, apesar de ter contrato com o Sporting Clube de Portugal até 2023.

“Por agora tenho contrato com o Sporting e estou concentrad­o no clube. Depois das férias vou voltar para fazer a pré-época. Quem trata das questões de renovação do contrato ou transferên­cias é o meu empresário. Portanto, estou tranquilo, aqui em Cabo Verde, para passar férias”.

Balanço da época

Ao fazer o balanço da época passada, Jovane Cabral assegura que foi uma temporada muito importante para ele. A nível colectivo, o objectivo foi conseguido com a conquista do título de Campeão Nacional pelo Sporting, 19 anos depois, e também a conquista da Taça da Liga.

Porém, confessa que a nível pessoal os objectivos traçados não foram conseguido­s na plenitude. Questionad­o se gostaria de ter mais tempo de jogo, respondeu que está sempre disponível para ajudar o clube.

“Jogo o tempo que o mister entender. Ele sempre tem a sua opção e plano para cada jogo. Portanto, respeito as opções do treinador”.

Jovane não se quis alongar muito sobre os objectivos pessoais falhados, mas entre eles pode estar a não chamada para o Euro2020 por parte do treinador Fernando Santos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde