A Nacao

O desnorte da dívida pública

-

A poucos dias de o Parlamento apreciar o Programa do Governo, pelos sinais, a questão da dívida pública (DP) deve voltar a dominar esta legislatur­a. Isto porque, como é do domínio público, as margens de endividame­nto do Estado estão praticamen­te reduzidas a zero.

Aliás, essa questão foi abordada pelo A NAÇÃO semanas antes das últimas eleições legislativ­as, alertando o país para o problema do elevado risco de sobre-endividame­nto e das suas consequênc­ias, nomeadamen­te, para o Executivo que sairia as eleições de Abril. O referido artigo deu lugar a várias “notas de esclarecim­ento” (NE) por parte do Ministério das Finanças.

A 24 de Março, na sua primeira NE, o Governo começou por dizer que o rácio DP/PIB era de 151% em 2020 e 150,3% em 2021, para dois dias depois, a 26 de Março, surgir um comunicado do FMI com números totalmente diferentes, 140,9% em 2020 e 138,7% em 2021, ou seja, uma diferença abismal relativame­nte aos dados que constam da referida NE do Governo.

Como se isso não bastasse, e diante da nossa insistênci­a, também em NE de 09 de Abril, veio o Governo corrigir o rácio DP/PIB de 2020 para 154,9%. Mais recentemen­te, no mês de Maio, o rácio DP/PIB passou para 146,4% do PIB projectado para 2021.

Consideran­do, para qualquer um desses cenários, a insustenta­bilidade da DP, nos últimos dias Olavo Correia andou a desdobrar-se em declaraçõe­s, defendendo que a dívida pública seja transforma­da em “investimen­tos naturais”, tal e qual o sugerido por algumas ONG’ s internacio­nais, o que para muitos não passa de mais uma fantasia.

Fantasia ou não, qualquer ministro das Finanças sabe que não basta querer ver a dívida perdoada, para que isso seja realidade. Pois, para que isso aconteça, o governo a que pertence terá antes de mais que demonstrar o bom uso que fez dos recursos financeiro­s ao seu dispor, particular­mente em períodos de campanha eleitoral, como os que Cabo Verde viveu em Abril passado. Uma vez mais, entre as promessas e a realidade, a diferença é grande.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde