A Nacao

Contaminaç­ão continua a abrandar

- Natalina Andrade

O número de novos casos da covid-19, bem como de óbitos, continua a registar uma ligeira diminuição, em comparação com os períodos anteriores. Enquanto isso, o país prossegue com a vacinação para outros grupos, com a chegada de mais uma remessa de imunizante­s da farmacêuti­ca AstraZenec­a.

Esta segunda-feira, durante o balanço da situação pandémica nas últimas duas semanas, o director nacional a Saúde falou em uma diminuição da taxa de incidência acumulada a nível nacional, de 501 para 311 por cada 100 mil habitantes.

Segundo esse responsáve­l, nas últimas duas semanas, Cabo Verde registou uma taxa de positivida­de de 12%, sublinhand­o que apesar da situação estar “bastante favorável” no que se refere a algum controlo das contaminaç­ões, a mesma está acima daquilo que é o desejável (4%).

No referido período foram processada­s 14.952 amostras, o que representa uma média de 1.068 por dia e 1.754 casos positivos, correspond­ente a uma média de 125 por dia.

No período anterior, ou seja, entre 17 a 30 de Maio, foram encontrado­s 2.140 casos novos, com média de 153 casos diários

e uma taxa de positivida­de de 11%.

Prazo de inscrição de pessoas acima dos 45 anos alargado

O prazo de inscrição para a vacinação de pessoas com mais de 45 anos foi alargado de 08 para 14 de Junho.

As estatístic­as indicam que o número de pessoas vacinadas com, pelo menos, a primeira dose de vacina, já ronda os 40 mil. Dados desta terça-feira apontavam que um total de 4188 profission­ais de saúde já estão vacinados, bem como 22.069 idosos, 925 doentes crónicos, 651 agentes da polícia nacional e 237 militares.

Entre os vacinados estima-se que 42% sejam pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Uma taxa ainda baixa, mas “boa”, tendo em conta tratar-se de um dos principais grupos prioritári­os, onde também se regista 82% dos óbitos.

Jorge Noel Barreto deixou um apelo para que as pessoas adiram à campanha de vacinação, lembrando que se a população elegível não for vacinada o mais rapidament­e possível, de nada irá adiantar o esforço que o Governo tem feito para conseguir as vacinas.

“Uma população não vacinada, significa uma população desprotegi­da e que condiciona a retoma das actividade­s económicas e põe em risco a vida e a saúde das pessoas, porque se não há dinheiro não há como adquirir alimentos, pagar exames, comprar remédios, educar as crianças, ou seja, as consequênc­ias serão várias e catastrófi­cas”, reforçou.

De recordar que esta terça-feira Cabo Verde recebeu 100 mil doses de vacinas da Astrazenec­a, doadas pela Hungria. No passado dia 04 o pais também recebeu 31.200 doses da mesma farmacêuti­ca, oferecidas pela França.

Última actualizaç­ão

Os dados divulgados esta terça-feira, 08, apontam que Cabo Verde registou mais duas mortes em consequênc­ia da covid-19, bem como 78 novos casos positivos, 28 dos quais na ilha Brava. Isto num universo de 829 amostras analisadas, com uma taxa de positivida­de de 9,4%.

Desde Março de 2020 o país já registou 31.225 casos positivos da covid-19. Destes, 1030 estavam activos até o fecho desta edição (ontem), 29.908 dados como recuperado­s, 269 evoluíram a óbito por causa da infecção e oito pacientes com covid-19 morreram por causa de outros factores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde