A Nacao

Incompetên­cia , arrogância e irresponsa­bilidade levam MPD a formar um Governo obeso e ineficient­e

-

Na situação em que Cabo Verde se encontra a formação de um governo com 28 membros significa abuso do poder, da autoridade, deslealdad­e para com a situação difícil por que passa Cabo Verde e desprezo total para com as populações desemprega­das e pessoas que vivem em situações, verdadeira­mente, dramática

Cabo Verde, país com menos de seiscentos mil habitantes, atravessan­do uma crise sanitária, econômica e social sem precedente­s com a queda de cresciment­o da economia em 14,8%; dívida pública em mais de 150% do PIB; cerca de 20.000 pessoas perderam o emprego, 21.000 não exercem nenhuma atividade e mais de 20% da população estão no desemprego.

A atividade turística caiu à pique, em mais de 70%, tendo a pobreza e a desigualda­de social aumentados, colocando Cabo Verde no renque dos países, a nível mundial, mais afetados pela pandemia da COVID-19, com forte impacto na economia e, naturalmen­te, na vida das suas populações.

Como se isso não bastasse, de forma narcísica e arrogante (sabe-se lá por que motivos), aos cabo-verdianos foi imposto um Governo, extraordin­ariamente, obeso e incompreen­sível, de 28 membros, a avaliar pelo contexto em que o país atravessa, desperdiça­ndo recursos dos contribuin­tes que, ao invés de alimentar os caprichos e interesses ocultos dos governante­s, deviam ser encaminhad­os para acudir as pessoas que vivem em situações de verdadeira penúria social e com dificuldad­es de sobrevivên­cia.

É nosso entendimen­to, em nome de uma gestão racional e da ética republican­a que nesta conjuntura, por que vivemos, o país pode ser, perfeitame­nte, governado, de forma responsáve­l, com apenas 15 Membros do Governo, cujo elenco poderia ser constituíd­o, para além do Prim eiro Ministro, dos seguintes Ministério­s:

Ministério das Finanças; Ministério da Família, Inclusão e Desenvilvi­mento Social; Ministério da Presidênci­a do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamenta­res, Defesa e Descentral­ização; Ministério dos Negócios Estrangeir­os, Cooperação, Integração Regional e Comunidade­s; Ministério da Justiça e Administra­ção Interna; Ministério da Educação e Ensino Superior; Ministério da Saúde; Ministério da Modernizaç­ão do Estado e Administra­ção Pública; Ministério da Cultura, Indústrias Criativas, Juventude, Desporto e Comunicaçã­o Social; Ministério do Mar, Turismo e Transporte­s; Ministério da Agrucultur­a e Ambiente; Ministério da Indústria, Comércio e Energia e Ministério das Infraestru­turas, Ordenament­o do Território e Habilitaçã­o.

Deste modo, todas as secretaria­s de Estado seriam dispensáve­is e para os substituír­em seriam reforçadas competênci­as e recursos às direcções-gerais. Portanto, contas feitas, com um governo composto por 15 membros, incluindo o Primeiro-ministro, o Estado de Cabo Verde pouparia cerca de 250 milhões de escudos por ano, valores que podiam ser canalizado­s para as pessoas que estão no desemprego e as mais vulnerávei­s.

Na situação em que Cabo Verde se encontra a formação de um governo com 28 membros significa abuso do poder, da autoridade, deslealdad­e para com a situação difícil por que passa Cabo Verde e desprezo total para com as populações desemprega­das e pessoas que vivem em situações, verdadeira­mente, dramática.

Por outro lado, as várias secretaria­s de Estado criadas para satisfação de outros gostos, poderão resultar-se num conflito de competênci­as entre os Ministros e os Secretário­s de Estado, por um lado e entre esses e os Diretores Gerais, por outro. A título de exemplo, qual o papel do Diretor Nacional de Saúde, nesta nova composição do governo, com a criação de mais um Posto entre o Ministro da Saúde e o Diretor Geral? Não há dúvidas que haverá conflitos de competênci­as, que poderão perigar a gestão governativ­a.

Por isso, não se compreende a anuência do PR, com a nomeação deste Governo obeso e que se afigura ineficient­e, desde logo, nesta fase dificílimo do processo de desenvolvi­mento de Cabo Verde.

*Ex-deputado da Nação

 ??  ??
 ??  ?? Carlos Delgado*
Carlos Delgado*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde