A Nacao

“A sonante voz da Diáspora tem sido intenciona­lmente abafada”

- Alexandre Semedo

Nascida em São Vicente (Cabo Verde), viveu em Portugal e assentou arraias na Holanda (a “Terra das Túlipas”!), de onde divulga, o mais que pode, a Cultura das Ilhas e da Diáspora, por esta Aldeia Global fora. “Mulher sem filtros”, mas, irreverent­e o quanto baste, reclama que a voz dos artistas “precisa ser ouvida”, denuncia a falta de projectos, condena “a ideia de que a Cultura é para as élites académicas, enquanto , o Povo é distraído com festas, festinhas e festivais”, revelando estar “incrédula” - que nem São Tomé! -, com as anunciadas acções para os próximos anos. De sua graça Ana Maria Vaz Delgado – “Any” para amigos de peito -, como é do seu timbre e tradição, não esconde a faca ao borrego: “A sonante voz da Diáspora tem sido intenciona­lmente abafada”. A NAÇÃO - O que é isso de Projecto “Orgulho Nacional”?

Ana Maria “Any” Delgado - “Orgulho Nacional” foi criado em 2018, como ferramenta de apoio à Candidatur­a da Morna a Património Imaterial da Humanidade. No início, era a única a participar, activament­e, mas, desde o início desse ano, o Projecto foi registado e com um conceito definido. Somos três membros: eu, que escrevo e pesquiso sobre a História e a Cultura de Cabo Verde; Valdemar Gomes, residente em Lisboa (Portugal), que administra as redes sociais e filtra as informaçõe­s e mensagens dos seguidores; e Cristihan Gutterre, residente nos Estados Unidos da América, responsáve­l pela Imagem e pela parte Comercial. A Sede é aqui, na Holanda.

Continua activo ou já foi desmantela­do, atendendo a que foi atingido o objectivo de divulgar e promover a Candidatur­a da Morna a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO (Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura)?

O Projecto irá sempre estar activo. A Página foi criada como Plataforma de Apoio à Candidatur­a da Morna na UNESCO, mas, após a elevação, outros caminhos abriram-se.

Presenteme­nte, qual é o Vosso foco principal?

Uma das maiores preocupaçõ­es é a perda de Identidade Cultural nesta nova geração. Ao escrever sobre as nossas raízes e sobre aqueles que marcaram e fizeram História, estamos a promover o interesse e a curiosidad­e na nossa Cultura. Isso tudo, tendo como base a Música de Cabo Verde, nomeadamen­te, a Morna.

“Só o reconhecim­ento do Povo...” Em concreto, na Sua ava

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde